Entidades discutem viabilização de oficina de desenho urbano
27/07/2007
Meio ambiente
30/07/2007

Sacola ecológica reduz uso de plásticos

Sacolas de supermercado “ecológicas”, feitas de algodão, projetadas para substituir as poluentes bolsas de papel e de plástico, provocaram compras eufóricas na cidade de Nova York.
Quatro estabelecimentos da rede de lojas de produtos orgânicos Whole Foods, em Manhattan, colocaram à venda cerca de 20 mil sacolas ecológicas com a inscrição “Não Sou uma Sacola de Plástico”.
Centenas de pessoas fizeram fila antes da abertura do estabelecimento, no último dia 18, para comprar o item, de US$ 15, em poucos minutos.

A idéia é que os clientes comprometidos com o meio ambiente levem as sacolas para a loja. Isso diminuiria o uso de sacos plásticos, que levam cerca de 500 anos para se desintegrar, e de papel, o que evitaria a derrubada em massa de árvores.

Calcula-se que os americanos utilizem cerca de 100 bilhões de sacolas plásticas por ano. Apenas 1% é reciclada. O restante é jogado nas ruas e nas águas ou então fica preso em árvores, na fiação elétrica e em drenagens.

A cidade de São Francisco já tem uma lei que proíbe o uso de sacolas não-recicláveis. Outras cidades nos EUA, como Boston, Baltimore, Portland e Santa Monica, estão considerando projetos de lei semelhantes.

(DC, 27/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Josi disse:

    Há alguma fábrica das sacolas em SC?
    Se houver, favor passar contato.

  2. mm Rogério, da equipe do site disse:

    Oi Josi,

    Não sabemos se há em SC uma fábrica que produza sacolas de tecido para compras.

    As sacolas de tecido distribuídas ano passado pela FloripAmanhã foram cedidas pela empresa RenauxView, de Brusque, que terceirizou a confecção lá mesmo, no município. Se você quiser mais informações, entre em contato com o departamento de marketing da empresa, pelo e-mail renauxview@renauxview.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *