Vem de longe
02/07/2007
Preocupação
02/07/2007

Os telejornais estão mostrando todo dia a situação do Rio, a poucos dias do Pan. Trata-se de um problema crônico de várias causas socioeconômicas, com conotação da atuação dos políticos. O Rio vive o caos, a desordem e um prenúncio inequívoco de uma guerra civil. Traficantes e comunidade de um lado, polícia do outro, e salve-se quem puder das balas do fogo cruzado.

Alguns policiais corruptos sobem o morro para extorquir os chefes do tráfico. Os bons sobem para prender, desarticular o comando do tráfico e seus soldados. As drogas estão em todo o lugar, é um problema social e de saúde pública que nunca foi levado a sério.

Os governantes precisam investir na educação, e, neste momento, na recuperação do dependente químico. Ninguém entra sabendo das reais conseqüências do uso de drogas, entra inocentemente, e, quando menos espera, está viciado. A recuperação é difícil, dolorosa, e com perdas para a família e toda a comunidade se o usuário começar a furtar, roubar, fazer seqüestro-relâmpago ou coisas piores.

Diria que Florianópolis está no mesmo caminho do Rio. Só no ano passado, mais de 220 jovens morreram à bala na Capital catarinense. O tráfico está desafiando o poder. Ninguém está em paz. Nem você, que vive numa bela casa, com segurança de todo tipo. Um dia você terá de sair, e eles o pegam na rua ou no portão. Por isso o problema é nosso. Escola de boa qualidade, saúde e segurança idem, saneamento e políticas sociais para a inclusão no mercado de trabalho são o caminho. O resto é papo-furado, inclusive a força de segurança, que só piorou as coisas. O Haiti é aqui. Você duvida?

(Jairo Romão – Corupá, A Notícia, 02/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *