Discutindo o futuro da Capital
24/07/2007
Pacto pela Inclusão Social
25/07/2007

Florianópolis sedia cúpula dos prefeitos das Américas

Cerca de mil prefeitos e gestores de municípios da América Latina e do Caribe participam hoje (25/07) do III Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais, que acontece até sexta-feira (27/07), no Centrosul. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil, cabendo a Florianópolis a responsabilidade de ser a anfitriã da cúpula hemisférica que vai discutir o tema “A inclusão Social e a Cooperação: Uma Mostra de Soluções Locais”. Está confirmada na solenidade de abertura a participação do vice-presidente da República José de Alencar e do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida. O encerramento do encontro terá a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Durante reunião com os organizadores, ocorrida hoje (24/07), o prefeito Dário Berger manifestou satisfação pela escolha da capital catarinense para sede do congresso, após disputa com as cidades do Rio de Janeiro e de João Pessoa. “Os temas que serão discutidos nesse congresso são muito apropriados com o que estamos fazendo na cidade”, disse o prefeito, citando as ações que estão em execução na área de infra-estrutura urbana e saneamento.

O III Congresso Latino-americano é uma promoção da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento conta ainda com a parceria da Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado de Santa Catarina. As edições anteriores do congresso aconteceram em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), em 2004, e Santiago de Cali (Colômbia), em 2006.

No encontro, o prefeito Dário Berger deve oficilizar o ingresso de Florianópolis na Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), assinando o termo de filiação. Também fará a entrega do sino – símbolo da integração entre os municípios – à delegação do México, cidade escolhida para sediar a quarta edição do evento, em 2008.

Fórum

A cúpula hemisférica de prefeitos é um fórum para reflexão de temas que permeiam o presente e o futuro dos governos locais, além de ser uma oportunidade para troca de experiências e identificação de novas formas de cooperação e integração entre os gestores municipais.

Nos três dias do evento, batizado de “ExperiênciAmérica”, serão discutidas questões fronteiriças e climáticas, além de projetos nas áreas de saúde, educação, planejamento urbano, tecnologia da informação e segurança pública. “As metas do milênio só serão atingidas se o poder local estiver comprometido com elas. O município não pode mais agir sozinho. Tem que agir em rede e o evento vai aprofundar essas questões”, explicou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

A programação completa do III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais está disponível no site da Confederação Nacional dos Municípios(www.cnm.org.br/flacma/congresso.asp).

(Dieve Oehme, PMF, 24/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *