Planejamento de Florianópolis é discutido nas comunidades
02/07/2007
Nas nuvens
02/07/2007

Florianópolis é uma das 10 cidades mais dinâmica do mundo

Florianópolis está presente no Fórum Internacional que acontece em Goyang, na Coréia do Sul, e que reune as “10 cidades mais dinâmicas do mundo”. O ranking foi pesquisado e publicado pela revista internacional Newsweek em julho de 2006 (reportagem completa “The Ten Most Dinamic Cities“). A iniciativa do evento é da Fundação Cultural Goyang e do Grupo Newsweek. Florianópolis estará representada por Marcelo Ferreira Guimarães, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque.

A revista Newsweek justificou a inclusão de Florianópolis no ranking das “10 mais dinâmicas” devido a um conjunto de fatores, dentre eles a presença de uma nova indústria limpa do conhecimento, baseada em empresas de tecnologia de ponta. Como exemplos da importância do setor tecnológico local, a publicação destaca a atuação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); a criação da primeira incubadora empresarial tecnológica, em 1986, administrada pela Fundação Certi, e que em 1994 passou a se denominar Celta; e cita ainda o desenvolvimento do software da urna eletrônica brasileira, pela Certi.

“Florianópolis enfrenta hoje o desafio de manter seu crescimento econômico e social sem comprometer a qualidade de vida da população e protegendo seu ambiente natural”, afirma Marcelo Ferreira Guimarães, diretor do Sapiens Parque. Projetos estratégicos como o da Biosfera Urbana e o Sapiens Parque, na opinião de Guimarães, estão contribuindo para que a cidade planeje seu futuro na direção do desenvolvimento sustentável. Aos poucos, portanto, a capital catarinense vem se tornando uma referência internacional por criar projetos inovadores no campo da sustentabilidade e da economia da experiência. “Até 2020, o Sapiens Parque deverá estar concluído, tornando-se um laboratório vivo para desenvolver, testar e implementar inovações que contribuam para gerar uma sociedade mais humana, sustentável e feliz”, projeta Guimarães.

“Uma das maiores razões do sucesso de Florianópolis como cidade dinâmica deve ser creditado também ao modelo de integração baseado no tripé governo – universidades – iniciativa privada, que tem inspirado e direcionado a atuação de Fundações como a Certi, desde sua criação, em 1984, e projetos como o Sapiens Parque desde 2000”, destaca o superintendente geral da Certi, Carlos Alberto Schneider. A apresentação de Marcelo Guimarães no Fórum Internacional de Goyang, na Coréia do Sul, terá como tema “Florianópolis, a Ilha para a Inovação Sustentável”. Guimarães destacará duas iniciativas dentro da temática: o Projeto da Reserva da Biosfera Urbana, um Programa Piloto da Unesco, e o Projeto Sapiens Parque. Ambos promovem o desenvolvimento sustentável de Florianópolis e da Região, buscando equilibrar simultaneamente crescimento econômico com desenvolvimento social e cultural, levando também em conta a preservação do ambiente natural.

O Sapiens Parque é um parque de inovação no qual arte, ciência e tecnologia irão convergir com o objetivo de ajudar a sociedade humana a enfrentar e superar os desafios do desenvolvimento sustentável no século 21. A indústria criativa, a indústria da tecnologia e a indústria da sustentabilidade, a serem instaladas no Sapiens Parque, terão um papel importante na criação de inovações para teste e aplicação em Florianópolis.

O Projeto da Biosfera Urbana tem uma abordagem que integra o modelo clássico de Reservas da Biosfera a questões essenciais que emergem da ecologia urbana. Esta integração tenta alcançar uma interface entre natureza e cultura, cultura e conservação, e com os processos de urbanização. A pressão urbana sobre áreas de conservação natural é evidente ao redor do mundo. A proposta do modelo de Reservas da Biosfera em ambientes urbanos está baseada numa metodologia da Unesco que teve início duas décadas atrás: reunindo áreas de proteção natural com áreas de espaço urbano manejadas de forma sustentável, buscando conciliar ecologia urbana com objetivos de Biosfera Urbana.

(Noticenter, 27/06/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *