Reciclagem
18/07/2007
Socioambiental
19/07/2007

Florianópolis é destaque nacional na parceria Prefeitura e Universidade

Mauro VazFlorianópolis é, ao lado de Campinas em São Paulo, a cidade brasileira com os melhores resultados no programa Rede de Docencia Assistencial do Ministério da Saúde. A informação foi dada nesta segunda-feira (16) durante um evento que contou com a participação do prefeito da capital, Dário Berger, do reitor da UFSC, Lúcio Botellho, do Secretário Municipal da pasta, João Cãndido da Silva e de representantes de seis países da América Latina.

A Rede de Docencia Assistencial tem por objetivo aproveitar o potencial das universidades, através de seus alunos da graduação, no atendimento à população em Postos de Saúde. Todo esta atividade é monitorada tanto por professores das instituíções de ensino quanto por profissionais da área. Nos últimos três anos o número de estudantes neste programa passou de 325 para 866 , por ano. “ Este é um resultado que merece destaque, mas que ainda precisa ser melhorado”, avalia o prefeito Dário Berger.

O Secretário de Saúde da capital, João Cândido da Silva, lembrou que antes da criação deste programa, em 1989, os estudantes dos cursos de medicina eram capacitados apenas para o atendimento em hospitais e consultórios particulares. “ A atenção a população, que tem nos Postos de Saúde sua única alternativa nesta área, ficava em segundo plano ou esquecida”, destaca ele.

Segundo o Coordenador Geral de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, Gustavo Gusso, a escolha de Florianópolis para esta vísita da delegação latino americana levou em conta apenas os critérios técnicos. “Esta é a cidade que apresenta a maior integração entre o poder público municipal e a universidade do país”, lembrou ele. Ele fez questão, ainda, de destacar o apoio dado pelo prefeito Dário Berger a esta ação. Na próxima quarta-feira(18), em Brasília, acontece a abertura do Seminário Internacional “Os desafios do ensino as atenção básica: a graduação em medicina”, que tratará também da Rede de Docencia Assistencial.

(Caê de Castro, PMF, 16/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *