Falta de saneamento é o maior problema ambiental, diz Kreuz
09/07/2007
Predadores
09/07/2007

Florianópolis é destaque na Ásia

Da coluna de Estela Benetti (DC, 08/07/2007).

A capital de Santa Catarina foi o maior destaque do fórum internacional realizado em Goyang, na Coréia do Sul, no último fim de semana, que reuniu as 10 cidades mais dinâmicas do mundo, eleitas em julho do ano passado pela revista Newsweek. Além de Florianópolis, participaram as cidades de Fukuoka (Japão), Ghaziabad (Índia), Goyang (Coréia do Sul), Las Vegas (EUA), Londres (Inglaterra), Moscou (Rússia), Munique (Alemanha), Nanchang (China) e Toulouse (França).

– Florianópolis chamou a atenção porque era a menor cidade, com cerca de 400 mil habitantes, e destacou a questão da preservação ambiental junto com o crescimento urbano. Eles ficaram muito curiosos sobre o conceito do Sapiens Parque e o projeto da Reserva da Biosfera Urbana – explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque, Marcelo Ferreira Guimarães, que representou a Capital no evento e fez palestra sobre as razões do dinamismo da cidade.

O convite para o evento chegou à Fundação Certi, parceira do governo no Sapiens Parque, através do MIT, EUA.

Evidência na mídia

O representante de Florianópolis no fórum das cidades mais dinâmicas, na Coréia, Marcelo Ferreira Guimarães (D), surpreendeu o prefeito da cidade anfitriã, Goyang, Hyunsuk Kang (E), com uma publicação sobre Santa Catarina no idioma coreano, feita pelo governo do Estado. E o perfil da Capital também atraiu a mídia do país. Guimarães deu entrevista para o maior jornal do país, o Chosun, que tem tiragem de 2,5 milhões de exemplares, e a reportagem foi abertura de página.

As cidades do futuro

Nos debates do fórum, o consenso foi de que as cidades mais dinâmicas e com melhor qualidade de vida reúnem economia criativa, desenvolvimento social, cultura e preservação ambiental, como prevê o Sapiens. Um dos modelos discutidos foi o de ecocities. Para Marcelo Guimarães, o conceito do Sapiens pode ser adotado em toda a Ilha e também em todo o Estado. Ele diz que o governador Luiz Henrique está no caminho certo ao incentivar o desenvolvimento incluindo a cultura e a descentralização.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *