Floram comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
01/06/2007
Subserviência
01/06/2007

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 01/06/2007).

A Operação Moeda Verde continua revelando fatos graves ocorridos na prefeitura de Florianópolis, na Câmara Municipal e em órgãos ambientais. As novas gravações divulgadas pelo DC e pela RBS TV lançam estilhaços mais cortantes sobre políticos e empresários. Mas o maior prejudicado é o prefeito Dário Berger.

A suspensão da sessão da Assembléia Legislativa não parece indicar um acontecimento fortuito. Ao contrário, pode ser resultado de uma articulação política. É o que estão registrando, com críticas, os deputados Dirceu Dresch (IPT) e Joares Ponticelli (PP), convencidos de que o governo cancelou a reunião para evitar maior repercussão política da operação.

Dário Berger não tem escondido a apreensão em torno da operação, seja pela prisão de amigos e colaboradores, seja pela ativa participação de seus assessores. As novas gravações comprometem, também, o procurador da prefeitura, Jaime de Souza, promotor de Justiça aposentado de prestígio nos meios jurídicos, que sai profundamente arranhado. O pedido que fez ao ex-secretário Renato Souza para desconsiderar lei de 2005 na concessão de habite-se ao Floripa Shopping mereceu veementes críticas de vereadores. A principal alegação: a lei de 2005 foi proposta pelo vereador Marcílio Ávila, braço direito do empresário Carlos Amastha, ex-proprietário, para viabilizar o Floripa, e, portanto, jamais poderia ser desconsiderada na liberação do empreendimento.

Sucessão

Depois de uma fase inicial crítica, de vácuo de poder, o prefeito de Florianópolis executou dezenas de obras de pavimentação de vias públicas nas áreas mais pobres da Ilha de Santa Catarina. Executou projetos que melhoraram o visual da cidade, tanto no Centro quanto em bairros de forte demanda populacional e turística, como Lagoa, Ingleses e Canasvieiras. Começava a colher frutos na área social, com ações positivas na saúde. E preparava-se para nova empreitada do “Tapete Preto” e investimentos sociais na periferia. Tudo planejado para colher frutos em 2008.

A Operação Moeda Verde pode ter desmontado os alicerces de seu projeto político. Chegou num momento crítico, em que anunciava a sua saída do PSDB. As novas gravações acertam o prefeito. Não pelo empréstimo de um veículo, procedimento comum entre candidatos em vários partidos, mas pelo volume de irregularidades em sua administração.

Se o tiro vai feri-lo politicamente no braço ou no abdômen ou se o disparo acertou mortalmente o peito só a Polícia Federal e o tempo dirão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *