Mudanças que beneficiaram obras
21/06/2007
Moeda Verde
22/06/2007

Terras de marinha

As coluna de Moacir Pereira (DC, 22/06/2007).

Diretório nacional do Democratas decidiu, ontem, entrar com duas ações no Supremo Tribunal Federal, sobre a cobrança de taxas pela ocupação de áreas de marinha. Propostas pelo deputado Paulo Bornhausen, querem proteger direitos dos ocupantes destas terras na Ilha de Santa Catarina e de seus titulares em todo o litoral catarinense.

A primeira será uma ação direta de inconstitucionalidade e tem por base a Emenda Constitucional número 46, do ex-deputado Edison Andrino, que retirou a condição de oceânicas das ilhas de Florianópolis, Vitória e São Luís. Com esta mudança na Constituição, prevalece a tese de que a cobrança das tradicionais taxas é inconstitucional. É o que o Democratas vai buscar no Supremo Tribunal Federal.

Será impetrada, também, ação civil pública contra os reajustes entre 100% e 500% cobrados pela Gerência Regional do Patrimônio da União (ex-SPU) dos que ocupam estas áreas em todo o litoral. Estão sendo notificados donos de casas, terrenos e apartamentos nos principais balneários.

O principal argumento da ação é a falta de fundamentação legal. As taxas cobradas não estão previstas no Código Tributário Nacional e o governo desrespeitou a legislação na fixação dos critérios para aplicar os reajustes, considerados abusivos.

Decisões

Examinando ação proposta pela Procuradoria da República no Espírito Santo, a juíza federal Maria Cláudia Garcia cancelou a cobrança das taxas de marinha de todos os ocupantes destas áreas em Vitória.

O deputado Cesar Souza Júnior está requerendo ao Ministério Público idêntica ação na Justiça Federal de Santa Catarina para garantir os mesmos direitos aos posseiros da Capital. Já o deputado João Henrique Blasi solicita à Procuradoria da República que acione a Justiça e suspenda a cobrança de foro, taxa de ocupação e laudêmio dos ocupantes destas áreas em Florianópolis e em São Francisco do Sul, também uma ilha. O fundamento jurídico é o mesmo: a emenda de Edison Andrino.

O escritório Guero, Pamplona e Coelho Advogados Associados, de Itajaí, entrou com ações para cancelar as taxas com elevados reajustes, cobrados nas áreas do litoral. Sustenta que os procedimentos do antigo SPU foram ilegais. Valeu-se de cadastro das prefeituras municipais para impor os novos valores. Estas ações baseiam-se em jurisprudência do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre e do Superior Tribunal de Justiça.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. Martin Francisco Claus Poeschmann disse:

    Parabéns aos nossos representantes legislativos pela preocupação e ação contra este verdadeiro ABUSO Estatal referente às cobranças exorbitantes de taxas.

  2. maria lucia andruchaki disse:

    Boa noite !! Gostaria de mais informacoes sobre o andamento da acao ( ou acoes ) impetradas contra os absurdos reajustes da taxas do SPU ( marinha ). Muito obrigado, lucia

  3. Eron disse:

    gostaria de noticias sobre as ações citadas no texto acima, qual a posição das referidas ações hoje.
    Obrigado.
    Eron

  4. manoel disse:

    gostaria de uma posição atual desta ação.
    estou falando em nome de mais de trinta ocupantes.
    grato

    Manoel Silva Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *