Moeda: a suspeição
12/06/2007
Depoimentos sem novidades
12/06/2007

O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Walmor Alves Moreira, tem três dias para dar explicações ao juiz Zenildo Bodnar, da Vara Ambiental da Capital.

Ontem, Bodnar recebeu o pedido de “exceção de suspeição e impedimento” formulado pelos advogados do empresário Paulo Cezar Maciel, um dos sócios do shopping Iguatemi Florianópolis.

No documento, os defensores sustentam que Moreira teria agido de forma parcial durante a disputa que colocou em lados opostos Maciel e o empreendedor do Floripa Shopping, Carlos Amastha.

Com a decisão, o procurador tem três dias para se manifestar, a partir da intimação, o que deve ocorrer hoje. Vencido o prazo para sua defesa, a representação volta para o juiz Bodnar, que julgará um possível afastamento com base na análise dos argumentos de Moreira e dos advogados de Maciel.

Segundo a Justiça Federal, enquanto não houver o julgamento final, Moreira está impedido de atuar no caso.

No pedido encaminhado a Bodnar, os advogados também fazem menção a uma suspeita levantada pelo juiz, que, no despacho que decretou a prisão preventiva de quatro dos 22 suspeitos, registrou haver “indícios” de vazamento de informação para Marcílio antes do início da operação, deflagrada na madrugada do dia 3 de maio.

O magistrado, porém, não faz qualquer referência de quem teria passado a suposta informação privilegiada. O chefe do MPF no Estado foi o autor do requerimento que deu origem ao inquérito que resultou na Operação Moeda Verde, investigação da Polícia Federal (PF) que apura supostas irregularidades na liberação de licenças ambientais para empreendimentos imobiliários na Capital.

Contraponto

O que diz o procurador
O procurador-chefe do Ministério Público Federal, Walmor Alves Moreira, afirmou que a decisão do juiz não determina seu afastamento do inquérito. De acordo com Moreira, “a lei não autoriza o afastamento sem ele ser ouvido”, ato que seria ilegal, explicou.
Moreira classificou de “ridículo” esse “jogo de cena”. O procurador da República refuta as acusações dos advogados de Paulo Cezar Maciel, argumentando que aplicou “uma multa inédita de R$ 2 milhões aos empreenderores do Floripa Shopping”.

Calendário

HOJE
14h – Paulo Cezar Maciel da Silva, sócio do Shopping Iguatemi
16h – Paulo Toniolo Júnior, empresário, dono da DVA Veículos
AMANHÃ
14h – Renato Joceli de Souza, ex-secretário de Urbanismo e Serviços Públicos
16h – Jaime de Souza, procurador do município
QUINTA-FEIRA
9h – Julia Vergara da Silva, delegada da Polícia Federal
14h – Walmor Alves Moreira, procurador da União
SEXTA-FEIRA
14h – Marcílio Ávila, vereador licenciado, atual presidente da Santur
9h – Juarez Silveira, vereador

(João Cavallazzi, DC, 12/06/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *