Atitude positiva
26/06/2007
Pacto ambiental
27/06/2007

Meio Ambiente e Condomínios

Em uma época em que catástrofes naturais são cada vez mais freqüentes e devastadoras, as pessoas começam a se importar um pouco mais com as conseqüências das agressões ao meio ambiente. A emissão de gases poluentes na atmosfera e o alto consumo de energia e água, além de contribuírem para o aquecimento global, trazem inúmeros problemas de saúde para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da população mundial. O homem, o único ser vivo que polui, destrói, queima, também é o único que pode conter os problemas que vêm causando com a urbanização e a poluição das cidades.

É importante entender que defender o meio ambiente não é somente ser contra os desmatamentos da Amazônia, mas também ser consciente na hora de comprar um móvel para sua residência, procurando saber de sua origem. Defender o meio ambiente não é somente estar preocupado com o aquecimento global, mas também preocupar-se com o desperdício de água e energia elétrica. Tampouco esta defesa resume-se a ser contra os lixões clandestinos e não nos darmos conta de que podemos separar o nosso próprio lixo. Defender o meio ambiente está presente nas nossas ações diárias. Na maioria das vezes, nem nos damos conta do impacto ambiental que estamos causando.

Em condomínios, onde vivem cerca de 40% da população das grandes cidades, esses impactos ficam mais evidenciados devido à concentração de moradores. Devemos ter a consciência de que somente nós, por meio de ações individuais em prol do coletivo, podemos diminuir isso. Acreditamos que não devemos abrir mão do nosso conforto, mas, sim, que podemos aproveitá-lo de forma racional, gerenciando nossas formas de gerar poluição, transformando o condomínio num local ambientalmente correto para se viver, evidenciando a responsabilidade cidadã e adquirindo qualidade de vida. Esperamos que o homem, com a aplicação diária de boas práticas ambientais, possa efetivamente mudar o nosso planeta e garantir um mundo melhor para a nossa e as futuras gerações.

Luiz Henrique Pellegrini – Engenheiro civil, pós-graduando em perícia e gestão ambiental (A Notícia, 27/06/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *