Advogado nega acusação
14/06/2007
Documentos e CDs liberados para a Câmara
14/06/2007

Ex-secretário da Susp depõe

A terceira sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara da Capital, ontem, novamente pouco acrescentou para esclarecer se os vereadores Marcílio Ávila (PMDB) e Juarez Silveira (sem partido) cometeram atos que caracterizam quebra de decoro parlamentar.

O primeiro a depor foi Renato Joceli de Souza, ex-secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp). Por duas horas, respondeu a questionamento dos vereadores. Cunhado de Silveira, o ex-diretor negou qualquer ingerência do vereador no trabalho da secretaria.

Convocado como testemunha, Souza classificou de “exagerada” e “desconforme” a afirmação do juiz Zenildo Bodnar, que, no despacho da prisão temporária dos 22 suspeitos, classificou os envolvidos de fazerem parte de um “grande esquema” de corrupção para a liberação de licenças ambientais.

O ex-diretor da Susp refutou a acusação de ter favorecido grandes empresários, ou sofrido pressão para liberar empreendimentos. Explicou que atendia igualmente “donos de shopping e vendedores de pipoca do Centro da cidade”.

Também convocado para ontem, o procurador do município, Jaime de Souza, não compareceu por que passou a tarde prestando depoimento à Polícia Federal. Souza, então, deve ir à Câmara, hoje.

Também hoje, a partir das 9h, a delegada federal Julia Vergara da Silva participa da sessão. O outro convidado, o procurador da República Walmor Alves Moreira, informou ao Conselho que não vai, mas comprometeu-se a responder todas as perguntas por escrito.

Assim como nos demais dias, ontem poucas pessoas acompanharam a sessão na Câmara, cerca de 20, sem contar os jornalistas.

Um deles era o adestrador de cães Mário César Firmino, de 45 anos, que pretende comparecer a todas as sessões. Para Firmino, os vereadores do Conselho não estão sendo “objetivos”.

– Não vejo perguntas inteligentes nem objetivas, não tem cobrança e é tudo muito repetitivo, só shopping, shopping.

Calendário

Hoje:
> 9h – Julia Vergara, delegada da PF
> 11h – Procurador Jaime de Souza
> 14h – Walmor Alves Moreira, procurador da União
Amanhã:
> 9h – Juarez Silveira, vereador
> 14h – Marcílio Ávila, vereador licenciado, atual presidente da Santur

(DC, 14/06/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *