Obras em áreas de preservação prosseguem
15/05/2007
Fatma realiza audiência do Parque Rio Vermelho
15/05/2007

Projeto de extensão da UFSC atua na preservação da água

Pesquisas do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (ENS/UFSC) apontam a degradação da água na região da universidade devido à ocupação da área. Os integrantes do projeto de extensão `Monitoramento da qualidade da água na bacia hidrográfica do campus da UFSC` vão apresentar os resultados de suas pesquisas à comunidade na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece na universidade de 16 a 19 de maio.

O monitoramento da qualidade da água começou no início de 2005, como atividade de uma disciplina do departamento. No segundo semestre de 2006, o trabalho da disciplina virou projeto de extensão e a coleta das amostras de água, que era semestral, passou a ser mensal. Com os dados coletados em cinco pontos ao longo da bacia são feitas análises físico-químicas e bacteriológicas da água. A poluição devido à ocupação urbana é evidente, uma vez que os resultados dessas análises indicam uma grande diferença da qualidade entre a nascente, localizada no bairro Pantanal, e os pontos dentro do campus.

As coletas de novembro de 2005 mostram que o Número Mais Provável (NMP, unidade de medida) de coliformes fecais encontrados na nascente era de 261, enquanto no ponto 3, localizado atrás do prédio da reitoria, o NMP era de 140 mil.

O coordenador do projeto, professor Willian Gerson Matias, conta que a Casan mantém uma rede coletora de esgotos na região, mas são poucas as casas que utilizam o sistema. Para ele, muitas pessoas deixam de usar a rede porque não sabem da sua existência ou por causa dos custos gerados pela ligação. Nesse contexto “o projeto pretende conscientizar a população da importância de preservar a bacia hidrográfica, traduzindo o trabalho técnico das análises em um material acessível aos moradores”, afirma Matias.

Em breve o projeto vai iniciar o programa de educação ambiental em escolas de ensino fundamental, visando à melhoria da qualidade da água através da troca de informação entre o meio acadêmico e os moradores dos bairros próximos ao campus. Por enquanto, depois de seis meses de análises, o Índice de Qualidade da Água (IQA), que mostra o perfil da água nos pontos analisados, está sendo calculado. Depois dessa etapa, o projeto deve começar o programa de educação ambiental em uma escola do Pantanal. Escolas de toda a região em torno da UFSC estão nos planos do projeto.

(João Gustavo Munhoz, Agecom, 15/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *