UFSC estuda Plano Diretor da Capital
18/05/2007
Pensar a cidade
18/05/2007

Operação da PF recebe elogios

A Operação Moeda Verde da Polícia Federal, que investiga a compra e venda de licenças ambientais para a construção de grandes empreendimentos na Capital, foi mencionada com louvor por palestrantes.

Abióloga Tereza Cristina Barbosa, do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, destacou que os maiores problemas da cidade não são originados pela maioria empobrecida da população, mas por grandes grupos da construção civil.

– A cidade não pode ser planejada por políticos e empresários que têm pouco conhecimento técnico sobre o que pode e não pode ser construído em Florianópolis – disse a bióloga.

Tereza reforça a necessidade de considerar a capacidade de suporte da Ilha, como limites de abastecimento de água e os tipos de solo que podem ser ocupados, por exemplo. Constantes alterações de zoneamento devem ser interrompidas imediatamente, pois provocam o crescimento desordenado, avalia.

Um dos representantes da Planície do Campeche no Núcleo Gestor, Fernando Moraes participou da jornada e considera a infra-estrutura, o saneamento básico e o sistema viário como principais problemas.

– O envolvimento da universidade contribui nas questões estratégicas e metodológicas, enquanto a população entra com a constatação empírica dos problemas enfrentados, como ruas constantemente alagadas, ausência de calçadas e de ciclovias, entre outros.

O estudante de Engenharia Civil Hélio Quadros acompanha a discussão do Plano Diretor. Ele percebeu que pessoas de fora do ambiente acadêmico, como os representantes de associações de moradores, têm dificuldade para compreender os termos técnicos do urbanismo.

– O papel da universidade é também facilitar essa comunicação, com a elaboração de cartilhas e materiais com linguagem acessível a uma parcela maior da população.

(DC, 18/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *