Casan com foco ambientalista
14/05/2007
Polícia Federal investiga mais empresários e servidores
14/05/2007

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 12/05/2007).

Empresário formado em Administração acostumado a tomar decisões e comemorar resultados, o prefeito Dário Berger (PSDB) anda desiludido com os entraves encontrados em Florianópolis para apoiar empreendimentos, remover problemas sociais e deixar a cidade melhor do que recebeu.

Em entrevista ao colunista Cacau Menezes, no Jornal do Almoço, da RBS TV, Dário Berger chegou a admitir a hipótese de não disputar a reeleição no próximo ano. Decepcionado, é tema que, neste momento, coloca em plano secundário.

O diagnóstico que tem sobre a mesa de trabalho é um mosaico de problemas de toda ordem: ocupações ilegais em diferentes pontos da Ilha de Santa Catarina, ilegalidade na concessão de alvarás para funcionamento de estabelecimentos comerciais, impedimentos de natureza variada para a realização de empreendimentos que venham a gerar os empregos que a Capital precisa, falta de saneamento básico em áreas de alta densidade demográfica, descontrole total nas invasões de áreas de preservação, prédios públicos irregulares, e assim por diante.

O grave é que não existem perspectivas de solução imediata dos tumores que ferem a cidade. Dário Berger revela:

– Os comerciantes que detêm concessões de exploração dos boxes no Mercado Público estão em situação ilegal. O Centro de Convenções não tem habite-se. O Ceisa Center está irregular. E assim vai.

Pobreza

O prefeito tem feito alertas sobre o futuro de Florianópolis. Apela pela união das principais lideranças e autoridades para salvar a cidade. Acredita que o novo Plano Diretor Participativo seja o instrumento para conter o crescimento desordenado. Anda desiludido com as invasões de áreas públicas, esclarecendo que recebeu tudo consolidado. Quando pretende atacar estas áreas sofre reações pesadíssimas, como ocorreu com as comunidades de Vargem Grande e Rio Vermelho, quando cogitou de transferir a favela do Siri, a maior do Norte da Ilha.

A cidade está fundada na ilegalidade, mas não admite que os bons empreendimentos, pequenos ou grandes, sejam viabilizados. É tão grande o número de obstáculos que eles acabam sendo engavetados.

A Ilha tem, hoje, 58 bolsões de pobreza, que abrigam 60 mil pessoas. Desse total, 30 mil vivem no Maciço do Morro da Cruz.

O prefeito terá, terça-feira, uma audiência com a ministra Dilma Rousseff. Vai tentar incluir os projetos do Maciço no PAC. Estão previstos investimentos de R$ 45 milhões. O presidente Lula prometeu ajudar.

Os desencantos do prefeito produzem duas leituras: 1. Abalo político com a prisão de vários assessores; 2. Governar Florianópolis é muito mais complexo e difícil do que administrar São José.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *