Os dilemas da Ilha
14/05/2007
Como funciona
14/05/2007

Novos projetos são voltados ao turismo

Antes de virar o símbolo de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz era vista apenas como uma travessia. Tanto que, até 1985, nem se comemorava o aniversário do famoso cartão postal da Capital catarinense. O primeiro festejo ocorreu quando o patrimônio histórico, hoje em recuperação, completou 60 anos.

O conselheiro geral da Associação Amigos do Parque da Luz, Lúcio da Silva Filho, lembra que a primeira festa de aniversário foi realizada no mirante, ao som de uma orquestra de violinos.

A associação é a autora da proposta de tombamento do monumento, que os integrantes fazem questão de chamar de “passarela harmônica cultural de Santa Catarina”.

De acordo com Lúcio Silva Filho, há cerca de 21 anos a associação elaborou a proposta da Ponte Hercílio Luz ser reconhecida como um monumento tombado como patrimônio histórico, cultural e paisagístico, municipal, estadual e federal.

O grupo propõe a abertura da ponte somente para o tráfego leve. Outros projetos defendidos pela associação são a construção de dois parques, um em cada cabeceira, adequados ao turismo, ecologia e meio ambiente.

Museus, bosque e até um borboletário

Também estão em estudo pela Associação a instalação de quatro museus – dois em cada cabeceira – a recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica, com bosques e horto de espécie frutíferas evocativas de Santa Catarina e até um borboletário.

A Ponte Hercílio Luz foi construída para ligar o Continente à Ilha de Santa Catarina. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil.

A inauguração, em 1926, acabou com um sofrimento diário para os então 40 mil habitantes de Florianópolis, que dependiam de balsas para fazer a travessia diária da Ilha ao Continente, e vice-versa.

(DC, 13/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *