Investigação bola de neve
07/05/2007
Por Florianópolis
07/05/2007

Ainda é cedo para dizer se efetivamente os empresários presos pela Polícia Federal (PF) pagaram mesmo propina para seus megaempreendimentos em Florianópolis. O inquérito está em andamento, o processo não começou e os advogados ainda não firmaram defesa.

Mas é certo que o esquema de chantagem a que os empresários são submetidos pelos barnabés encarregados de dar licenças ambientais – tantas vezes cochichado em coquetéis, mas nunca provado nos papéis – sofrerá um abalo. A maioria das empresas que têm interesses em áreas verdes (preservadas por lei ou não) coleciona histórias sobre dificuldades na aprovação de projetos ambientais. E de pessoas que conseguiram desentravar seus planos de expansão, mediante agrados aos responsáveis por zelar pelas ditas áreas verdes.

Agora a PF ganhou a chance de mostrar que a lenda do propinoduto na área governamental do meio ambiente tem fundamento. Pelo quilate dos presos, as provas terão de ser robustas. Quanto aos empresários, fica o recado: parece estar no fim a era da construção a qualquer preço e por quaisquer métodos. Especialmente numa cidade que se quer modelo de qualidade de vida ao ar livre, como Florianópolis. E às custas de um dos meios mais agredidos do planeta, o ambiente.

(Humberto Trezzi, DC, 06/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *