Moeda
11/05/2007
Guerra política
11/05/2007

Guias turísticos protestam

Sem ter o que festejar, profissionais da Capital aproveitaram o dia nacional dos guias turísticos, comemorado ontem, para realizar uma manifestação.

Fixando faixas no posto de informações desativado na Praça Fernando Machado, no Centro da cidade, eles cobraram ações da Secretaria de Turismo (Setur) e respeito aos turistas e à comunidade.

Entre as principais reclamações da categoria estão a falta de fiscalização da lei que exige a presença de um guia local em todas as excursões que chegam a Florianópolis, a criação de áreas próprias de estacionamento, o aumento de policiamento nos pontos turísticos, a revitalização do portal turístico na cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos e a abertura de banheiros públicos nos feriados e fins de semana.

Guia há 32 anos, Dauri dos Santos afirmou que a cidade não oferece a estrutura básica para receber os turistas, que não encontram banheiros, são importunados e coagidos por mendigos durante os passeios e obrigados a desembarcar no meio da rua, porque o espaço destinado aos ônibus de turismo, no Terminal Cidade de Florianópolis, é ocupado por vans escolares.

– Ninguém entende nada nesta cidade, que não quer explorar o turismo e, sim, o turista – lamentou Dauri.

Contraponto

O que diz o secretário municipal de Turismo, Mário Cavalazzi

De acordo com o secretário Mário Cavalazzi, os guias turísticos da Capital estão desatualizados e realizam reserva de mercado ao impedir a entrada de novos profissionais no setor. Por isso, a Setur está oferecendo cursos de formação e tentando regulamentar e dar mais competitividade ao ramo, para então cumprir a determinação que exige a presença de uma guia em cada ônibus de turismo.

Em relação à ocupação do estacionamento destinado aos veículos turísticos e ao fechamento dos banheiros nos fins de semana e feriados, o secretário afirmou que, apesar de desconhecer os fatos, verificará a situação com a Secretaria de Transportes e Terminais e à Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

A respeito da revitalização do Portal Turístico, Cavalazzi disse que existe um projeto para reformar e reaparelhar uma das salas do espaço que hoje abriga a sede da Guarda Municipal.

(Taís Shigeoka, DC, 11/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *