PT municipal vai monitorar a CPI da Moeda Verde
22/05/2007
Lagoa do Peri deverá ter adequações
22/05/2007

Florianópolis ganha nova área de preservação ambiental

Nesta quinta-feira (24), às 10 horas, com a assinatura do decreto pelo governador em exercício, Leonel Pavan, repassando a administração do Parque do Rio Vermelho da Cidasc para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), o município de Florianópolis ganha uma nova área de preservação ambiental.

O Parque Florestal do Rio Vermelho, localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, é uma área com mais de 1,4 mil hectares e foi criado em 1962, através de decreto do então governador Celso Ramos. Com sua transferência para a Fatma, ele passará por uma reavaliação técnica, sendo transformado em uma unidade de conservação ambiental.

Atualmente, essa área possui um reflorestamento de pinus. Após a reavaliação, que deve ocorrer nos próximos seis meses, e a elaboração do plano de manejo, essa floresta exótica será extraída e substituída por espécies nativas, preservando a característica da flora da região.
De acordo com a coordenadora de unidades de conservação da Fundação do Meio Ambiente, Ana Cimardi, a transferência de administração deste parque para a Fatma restabelece a coerência das competências e atribuições institucionais dos diversos órgãos do Estado de Santa Catarina.

Com a futura criação da Unidade de Conservação, informa Ana Cimardi, o local terá como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas. “Mas, nada impede que tenhamos visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico”, salienta.

No Parque Florestal de Rio Vermelho, já existe um Pelotão da Polícia Militar Ambiental. Para o futuro se prevê implantação da sede administrativa, centro de visitantes e trilhas interpretativas.

(Fatma, 22/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *