“Houve pedido de propina”
10/05/2007
Ostras podem ser utilizadas para revelar nível de poluição
10/05/2007

Confirmado para junho II Eco Festival de Florianópolis

A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Ensino Fundamental, recebe até o dia 23 de maio inscrições para o II Eco-Festival cujo tema central é “Harmonia entre Seres Humanos, Sociedade e Natureza”. Podem participar estudantes de primeira à oitava série, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos, crianças e adolescentes de entidades conveniadas com a prefeitura e do Centro de Educação Complementar.O projeto, que acontecerá no dia 11 de junho, terá como local o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, com mostra de trabalhos nas áreas de poesia, dança, música, artes cênicas, e artes plásticas. Conforme a coordenadora da iniciativa, Sueli Amália de Andrade, a idéia é buscar despertar as crianças e adolescentes para a necessidade de preservação ambiental e propiciar aos alunos a oportunidade de manifestarem sua relação com o meio ambiente, utilizando as cinco modalidades artístico-culturais.

Para encaminhamento à comissão organizadora, cada unidade escolherá os quatro melhores trabalhos de 1ª à 4ª série e os de 5ª à 8ª série. O festival não tem caráter competitivo, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação quer valorizar a participação de todos os alunos.

Na modalidade poesia, o tipo e a forma do trabalho ficam a critério do autor, podendo ser, dentre outras manifestações, soneto, sexteto, acróstico, quadrinha e haikai-uma forma poética japonesa composta por três versos. De qualquer forma, a poesia deve vir acompanhada de uma foto digital de um local com paisagem típica da região de Florianópolis. Os critérios de avaliação serão criatividade, originalidade, adequação ao tema central, adequação da foto ao tema, e adequação da poesia à foto.

Na dança, a participação mínima é de sete alunos por coreografia e todos devem possuir figurino adequado à proposta. O tempo máximo de apresentação é de 15 minutos. Na música serão analisados a afinação, postura, ritmo e dicção. As apresentações serão individuais ou coletivas e as canções podem ser inéditas ou já existentes, desde que observada a temática do evento.

A modalidade de artes cênicas contempla apresentação de peças teatrais, intervenções e bonecos, dentre outros. Os participantes devem estar atentos para que o figurino, sonoplastia, música de cena e texto estejam de acordo com o assunto central do projeto.

Nas artes plásticas poderão participar também as crianças do setor de educação infantil, que congregam creches e núcleos de educação infantil. Todos os trabalhos selecionados serão expostos durante o evento, no hall do Centro de Eventos da UFSC, das 8h às 22h.

(Ricardo Medeiros, PMF, 10/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *