Assembléia reúne associados
02/05/2007
Detonações de rochas em morro atinge residências
03/05/2007

Acesso à praia é bloqueado na Lagoinha

Moradores de Ponta das Canas, no Norte da Ilha, reclamam do fechamento de um dos acessos tradicionais à praia da Lagoinha. Um terreno localizado entre a estrada geral e o meio da praia foi tomado pelas obras para a construção de um novo condomínio, impedindo que os moradores usem o local para chegar até a orla. “Não somos contra a obra, queremos deixar isso bem claro, mas queremos que seja preservado o acesso à praia, como determina a lei”, disse a presidente da Associação dos Moradores da Ponta Norte (que abrange os balneários de Ponta das Canas e Lagoinha), Edneusa Carme de Souza.

Os moradores argumentam que o fechamento total do acesso contraria o Plano Diretor dos Balneários (lei complementar municipal 2.193/1985). Os artigos 91 e 92 da lei determinam que todas as praias da Ilha de Santa Catarina devem ter pelo menos um acesso livre à orla, com largura mínima de três metros, a cada 125 metros de praia. Com a construção do condomínio no terreno antes usado como entrada para a praia, restam dois acessos principas à Lagoinha, com distância entre eles bem maior do que estabelece a lei, argumentam os moradores.

A construção do condomínio no local foi autorizada por alvará da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) de Florianópolis. De acordo com o chefe do departamento de fiscalização de obras, Valmir José Sardá, a construção está dentro das normas legais. “Aquele local era um estacionamento, que os moradores possivelmente acabavam usando também para chegar até a praia”, disse Sardá. “Mas existe um outro acesso perto dali, localizado um lote adiante”, garantiu o chefe de fiscalização.

A associação de moradores contesta a explicação da Susp, recorrendo aos argumentos contidos na legislação municipal. “A Susp nos respondeu em ofício que havia outro acesso perto do local, mas trata-se de uma servidão com pouco mais de um metro de largura (menos portanto que o mínimo de três metros previsto na lei)”, disse Edneusa.

Moradores distribuiram panfletos ontem na comunidade convocando para uma manifestação em frente ao local da obra, reivindicando a garantia de acesso à praia naquele local. “É uma manifestação pacífica, num estacionamento em frente à obra. Não vamos fechar a estrada nem causar qualquer transtorno à comunidade”, disse a lider comunitária. O protesto foi marcado para às 10 horas de hoje.

(Carlito Costa, A Notícia, 03/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. leomar disse:

    quero saber de asessa no local de trabalho broqueado

  2. Nahuel ryzy disse:

    Oi, meu nome e nahuel ryzy eu morei muito tempo em ponta das canas. estudei na escola basica municipal osvaldo machado, agora estoy morando novamente em argentina. Se voce me conhecer, por favor me envia un e-mail, uqero contatar os meus amigos mas nao teño como.
    meu email e nahu007@hotmail.com
    eu agradeço muito.

  3. edison disse:

    Estão matando a galinha dos ovos de ouro, nosso turismo, com especulção imobliaria,poluição da Lagoinha,pois ninguem me convence que estes condominios tem tratamento de esgoto eficiente, isto não tem , na primeira chuva de verão o nível das aguas sobem e escoam para onde? Adivinha?
    Edison

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *