Córrego Grande combate processo de favelização
10/04/2007
Malcheiroso
11/04/2007

Ocupação de hotéis fica em 61% na Páscoa

O movimento nos hotéis da Capital durante o feriado de Páscoa superou a ocupação registrada no ano passado. Em 2007, considerando praias, Centro e Continente, a média de lotação ficou em 61%, contra os 46,6% registrados no mesmo período do ano passado. O crescimento foi da ordem de 30,5%, ficando acima do esperado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, responsável pela pesquisa.

O caos aéreo na véspera do feriado foi um dos fatores que favoreceu o aumento da vinda de turistas para Florianópolis. “Turistas do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e até do próprio estado optaram por viajar de carro para regiões mais próximas”, avalia o presidente do Sindicato, Tarcísio Schmitt. A pesquisa foi realizada junto a 48 hotéis da cidade. Schmitt diz que pôde ser observada uma mudança do perfil dos turistas. “Os hotéis com diárias altas, que oferecem serviços mais qualificados, estão recebendo mais turistas. O poder aquisitivo está bem melhor que há cinco anos e o cliente, com certeza, mais exigente”, afirma.

Tendência

Schmitt considera o feriado do próximo dia 21, um sábado, uma data morta para o setor mas acredita que o dia 1º de maio, que cai numa terça-feira, poderá apresentar movimentação superior a 50% e até chegar perto da média da Páscoa. Ele lembra que a média de ocupação na Páscoa confirma a tendência positiva que vem sendo constatada desde a temporada de verão.

Apesar de bons feriados, os estabelecimentos da Grande Florianópolis já fizeram a tradicional redução de pessoal após a temporada de Verão. “Quem ainda não tinha feito, fez agora depois da Páscoa”, explica Tarcísio. Ele estima que o corte, considerando hotéis e restaurantes da região, chega a 6 mil pessoas. Na temporada, o setor emprega cerca de 13 mil pessoas e agora deve atuar com 7 mil, mais contratações esporádicas para datas importantes.

(A Notícia, 11/04/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *