Urbanismo
23/04/2007
Começa negociação salarial no transporte
24/04/2007

A manhã de sábado foi de muito trabalho para os voluntários que participaram do terceiro mutirão de limpeza do mangue entre as praias da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, no Norte da Ilha. Todo o material retirado, principalmente garrafas pet, copos e sacos plásticos, foi recolhido pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Cerca de 40 pessoas participaram do movimento, entre moradores, alunos e professores da 8a série da Escola Básica da Cachoeira do Bom Jesus, além de funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Saúde. A iniciativa é da Associação de Amigos do Manguezal (Amangue).

A presidente da entidade, Maria Isabel Prates, diz que a idéia do mutirão surgiu devido ao grande volume de lixo jogado neste ambiente que se configura como área de preservação permanente. “Encontramos muito lixo, garrafas pet, pedaços de madeira, copos e sacos plásticos, que são materiais de difícil decomposição. Ainda é necessário uma drenagem em alguns pontos do manguezal, pois a quantidade de entulho impede a passagem de água”, conta Maria Isabel. De acordo com ela, é possível encontrar lixo no local durante todo o ano. Por isso, os vo-luntários também incentivam os moradores a trazerem sacos plásticos para guardar seu lixo enquanto estiverem na praia.

Além do entulho, os voluntários também observaram muitos cortes na vegetação. Os manguezais desempenham um papel importante no ambiente costeiro, sendo considerados um dos ecossistemas mais complexos e férteis do planeta.

(A Notícia, 24/04/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. solange Mesquita disse:

    Gostaria de saber porque o proprietário da ultima casa a direita do Condominio Jardim Gizele, acabou com o mangue em frente de sua casa? será que ele vai Fazer um jardim particular? O mangue pede socorro? Será que há tempo? haverão fiscais para recuperação? qual a punição para esse egoista e desalmado que não ama a natureza. Será que alem de todo aquele pátio ele precisa mais??? aquele, pertencente ao mangue ou seja a todos nós?
    Nem precisam me dar a resposta. A resposta estará na recuperação daquele mangue que estava se formando no local indicado e que foi destruido…e que agora deveria se recuperar após denuncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *