Confira fotos do Espaço Viva Bem Floripa
17/04/2007
Voluntários e associados se apresentam
18/04/2007

Da coluna de Cesar Valente (De olho na Capital, 18/04/2007).

Um shopping, nas cidades modernas, é como uma praça, um parque, É um equipamento urbano cuja importância não pode ser ignorada. O que abriu ontem em Florianópolis (nas fotos acima) é amplo, bem construído, do melhor nível.

Os manguezais são ecossistemas importantíssimos, nascedouros de várias espécies, criadouros de outras tantas. Desprezados por ignorantes, que vêem a lama e o lodo como sinônimos de sujeira e não de vida, os mangues são fundamentais para que tenhamos uma fauna e uma flora saudáveis, nesta ilha dos casos e ocasos raros.

O grande desafio moderno é manter os manguezais e ter shoppings. Preservar áreas vitais e ter marinas. Por que as duas coisas não podem coexistir?

Empreendimentos como o Iguatemi, o Beira Mar e o Floripa Shopping são, sem dúvida, geradores de emprego, dinamizadores da economia. Mas não deveriam, por causa de sua importância relativa, serem colocados acima de outros valores urbanos e naturais.

É sintomático que os dois shoppings tivessem que fazer acordos com o Ministério Público, para compensar supostos prejuízos que suas localizações causaram ao ambiente. E é igualmente sintomático que as autoridades públicas refiram-se à legislação ambiental e aos cuidados ali previstos, como “entraves” que “atravancam” o “progresso”.

Mas os empresários modernos sabem que desacatar a natureza, principalmente numa ilha como a nossa, é ajudar a matar a galinha dos ovos de ouro. E muitos deles têm essa consciência mais clara do que alguns de nossos governantes, para quem o ideal seria poder consumir, em poucos meses, o que a natureza levou milhares de anos para, caprichosamente, criar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Rodrigo Ribeiro disse:

    “Os manguezais são ecossistemas importantíssimos, (…) Desprezados por ignorantes, que vêem a lama e o lodo como sinônimos de sujeira e não de vida (…)”

    Realmente os Manguezais são ecossistemas importantíssimos, e pouco valorizados pela população.

    Ninguém respeita o que não conhece.

    A prefeitura, o ministério público, a fatma, ibama (assim como nenhum outro orgão público) nunca conseguiram viabilizar nenhum projeto de conscientização com as escolas da rede pública ou privada, envolvendo visitas, estudos ou campanhas de criação e apresentação de documentários sobre o mangue do Itacorubi mostrando sua importância e beleza.

    Este é o momento em que se pergunta, onde está a UFSC? Onde estão os estudantes e professores? Ninguém se apresenta?

    Disse e repito: Ninguém respeita o que não conhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *