Vandalismo
16/04/2007
Projetando o futuro
16/04/2007

Congresso discute recursos marítimos

Florianópolis sedia a partir de amanhã o 12o Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (Colacmar), no Centrosul. A abertura do evento, que segue até o dia 19, ocorre com palestra do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Altemir Gregolin. Durante cinco dias, pesquisadores de diferentes países, além de 3 mil congressistas da América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania, de-baterão temas como aquecimento global, recursos minerais marinhos e gerenciamento costeiro. A programação inclui 19 simpósios temáticos, 38 mini-cursos, cinco mesas redondas, 29 palestras e apresentação de 1.836 trabalhos científicos.

O congresso é realizado a cada dois anos, alternando sempre entre países margeados pelos oceanos Pacífico e Atlântico. Esta é a terceira vez que o Brasil recebe o evento, organizado nesta edição pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), Associação Latino-Americana de Ciência do Mar (AlicMar) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é um fórum de discussões sobre como gerenciamento costeiro, pesca em águas profundas, recursos minerais marinhos, tecnologias de produção e monitoramento de hidrocarbonetos (petróleo e gás), além de outros assuntos ligados às ciências do mar.

O aquecimento global também será destaque no congresso. O professor Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) falará na segunda-feira sobre “Interações Criosfera-Oceano e as Mudanças Climáticas”. Na quarta-feira, Ilana Elazari Klein Coaracy Wainer, da Universidade de São Paulo (USP), proferirá palestra sobre “O Papel dos Oceanos nas Mudanças Climáticas: Modos de Variabilidade do Hemisfério Sul”. Já a coordenadora do Censo da vida Marinha Antártica Latino-Americano, Lúcia de Siqueira Campos, falará sobre “O Ano Polar Internacional e o Consórcio Sul Americano Para o Censo de Vida Marinha Antártica”, na quinta-feira.

Os debates, simpósios temáticos, palestras e mesas redondas também pretendem traçar perspectivas profissionais no mercado latino-americano e intensificar o intercâmbio de informações entre pesquisadores e universidades dos países envolvidos. Em paralelo ao congresso ocorre a 3a Feira Técnico-Científica Brasil Oceano, onde empresas ligadas ao setor e ONGs voltadas às questões do mar estarão mostrando produtos e serviços.

(Gisa Frantz, A Notícia, 14/04/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *