Projeto vai revitalizar mangue de Palhoça
14/03/2007
Seminário discute Reservas de Biosfera
15/03/2007

Reservas da Biosfera no Mundo em exposição inédita em Florianópolis

Jurerê Internacional, em Florianópolis, é o primeiro lugar do Brasil a receber a exposição Reservas da Biosfera Urbana. O projeto apresenta uma síntese da mostra preparada pelo programa Homem e Biosfera da Unesco, em que aparece o contexto da Biosfera da Mata Atlântica e onde está inserida a Ilha de Santa Catarina.

A exposição termina no dia 15 de março, quando acontece uma palestra sobre a biosfera urbana de Florianópolis e encontro com a imprensa, marcadas para às 10h. A palestra conta com a presença de Rubem Pesci, presidente da Flacam (Fórum Latino-americano de Ciências Ambientais) e da Fundação Cepa (Centros de Estudos e Projetos Ambientais) – Projeto da Reserva da Biosfera Urbana da Ilha de SC.

O objetivo da exposição é contribuir para o entendimento da população sobre os mais modernos conceitos de preservação do meio ambiente e, dessa forma, ajudar a conservar a natureza de Florianópolis.

Futuro de Florianópolis

De acordo com a arquiteta Lorena Babot, responsável técnica da Fundação CEPA no Brasil, a importância da exposição e do seminário é que, sendo a Ilha como reserva é como se tivesse uma espécie de selo de qualidade. “É um grande reconhecimento pelos órgãos financiadores para o melhoramento das condições de infra-estrutura da ilha, para a qualificação dos espaços urbanos e para a preservação das áreas de preservação ambiental”, explica. O município fará um macro-zoneamento com os critérios estabelecidos pela Unesco para áreas de reserva da biosfera. Esse macro-zoneamento será o primeiro passo para os estudos do plano diretor.

Exposição Reservas da Biosfera no Mundo

A mostra foi desenvolvida pela Unesco, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a Fundação CEPA (Centros de Estudos e Projetos Ambientais). Conta com o apoio do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e patrocínio de Jurerê Internacional, através do programa Nova Onda Jurerê Internacional – uma parceria entre Habitasul e Ajin – Associação dos Moradores de Jurerê.

Estão em exibição também os primeiros resultados da iniciativa do Projeto Piloto da Biosfera aplicada em ambiente urbano da Ilha.

A exposição permanece em Jurerê Internacional até o dia 15 de março e é um preparatório para o Seminário Internacional de lançamento do projeto Piloto do Modelo de Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano, aplicado à Ilha de Santa Catarina, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina no dia 16, a partir das 15h30min.

O evento vai reunir autoridades para palestras e debates sobre a biosfera. De acordo com os organizadores, o objetivo da iniciativa é alcançar em Florianópolis a máxima qualidade da natureza, cultura e condições sociais.

Exposição Reservas da Biosfera no Mundo – Palestra e encontro com a imprensa

Data: 15 de março
Local: Livraria ParaLer em Jurerê Internacional – Av. Búzios, esquina com Av. dos Salmões.
Horário: 10h00

Seminário Internacional

Lançamento do projeto Piloto do Modelo de Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano, aplicado à Ilha de Santa Catarina
Data: Dia 16 de março
Local: Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Horário: A partir das 15h30m

Programação do seminário

15h30min – Inscrições
16h – Abertura
16h30min – Palestra: As reservas da biosfera no contexto ibero-americano. Sérgio Guevara (Doutor em ecologia, presidente do Iberomab – Comitê das Reservas da Biosfera Ibero-americanas).
17h10 min – Palestra: A reserva da Biosfera da mata Atlântica – Clayton Lino, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
17h50min – Palestra: Projeto Piloto da Reserva da Biosfera em ambiente urbano na Ilha de Santa Catarina – Rubem Pesci – Arquiteto, presidente da Flacam e da Fundação Cepa – Projeto da Reserva da Biosfera Urbana da Ilha de SC
18h30 – Painel: Projeto piloto da Reserva da Biosfera em ambiente urbano da Ilha de SC. Coordenação – Ildo Rosa (Presidente do IPUF)
Lauro Bacca – CRBMA/ SC, Érico Porto Filho – UFSC, Ana Cimardi – Fatma. Rubem Pesci – Fundação Cepa. Clayton Lino – CNRBMA, Sérgio Guevara – CRBI
19h30 – Debate
20h – Exposição itinerante – As reservas da biosfera no mundo, na mata atlântica e o caso da Ilha de Santa Catarina.

(Acontecendo Aqui, 13/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *