Mudanças climáticas serão piores, diz ONU
07/03/2007
Parque do Rio Vermelho se tornará estadual
07/03/2007

Relatório avalia recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou, segunda-feira, em Brasília, o relatório Geo Brasil Recursos Hídricos. O documento pretende mostrar a atual situação dos recursos hídricos do país, auxiliar a gestão das águas e avaliar as políticas realizadas na área desde a criação da Lei das Águas e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), em 1997.

O diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, presente no lançamento, ressaltou que um dos desafios do Brasil é a regularização do fornecimento de água potável e a gestão adequada dos recursos hídricos. De acordo com o relatório, o Brasil precisa, por exemplo, implementar órgãos gestores das águas nos estados e municípios.

A poluição dos rios e nascentes também foi tratada na publicação. Este é um dos problemas centrais na gestão dos recursos hídricos e pode, segundo o levantamento, afetar a disponibilidade de água nos grandes centros. Problemas socioculturais e econômicos, como a ocupação irregular do solo, principalmente em grandes cidades, a falta de esgotos e a degradação ambiental, também foram confirmados como motivos para a escassez do bem no país.

Avanços são necessários no setor de saneamento

Para o Brasil lograr êxito na gestão de recursos hídricos, é necessário uma conjugação de políticas públicas, disse o diretor da Agência Nacional de Águas, Bruno Pagnoccheschi. Ele afirmou que avanços são necessários no setor de saneamento, com o tratamento de esgotos, no setor elétrico, fortemente indutor de obras para a geração de energia elétrica e que, muitas vezes, precisa da mediação do setor hídrico, e no setor agrícola, que pode produzir mais gastando eventualmente menos água.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a importância de estudos como esse para prever, entre outros, a influência do aquecimento global no Brasil e maneiras de contorná-lo.

– O relatório é um instrumento que nos permitirá acertar mais e errar menos – disse ela.

O GEO Brasil Recursos Hídricos é a primeira publicação de uma série a ser produzida em parceria entre o Pnuma e o Ministério do Meio Ambiente, tratando das perspectivas para o meio ambiente no Brasil.

(DC, 07/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *