Parceria pelo meio ambiente
09/03/2007
Comunidade da Panaia vai receber urbanização
09/03/2007

População tenta barrar aumento da taxa de lixo

Dirigentes de associações de moradores, líderes comunitários, estudantis, sindicais e políticos de São José, na Grande Florianópolis, entregaram, ontem, um abaixo-assinado que exige a revogação do decreto que autorizou a cobrança da tarifa de lixo e a anulação do aumento da mesma.

O documento, com cerca de 20 mil assinaturas, deveria ter sido entregue ao prefeito mas, como ele não estava presente, foi recebido pelo chefe de gabinete da prefeitura de São José, Rafael Elias. O documento deverá ser entregue, hoje, em mãos, ao prefeito, Fernando Melquíades Elias (PSDB), que irá analisá-lo junto com o diretor da Engepasa, a empresa beneficiada pela concessão para recolher o lixo da cidade.

De acordo com o vereador Antônio Luiz Battisti (PT), um dos organizadores do abaixo-assinado, o acordo entre a prefeitura e a Engepasa já mostrava problemas antes de ser assinado. Ele e outros vereadores estão articulando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores para averiguar possíveis irregularidades no edital de licitação e no contrato entre a empresa e a prefeitura.

– O contrato transfere todos os bônus para a empresa, enquanto o ônus foi para a população – disse.

O prazo para o pagamento da primeira parcela foi prorrogada de 12 de fevereiro para 12 de março, mas “isso não solucionou o verdadeiro problema que é o do reajuste abusivo”, diz o texto do abaixo-assinado.

– Nós queremos um esclarecimento, afinal, fomos nós que colocamos o prefeito aqui – desabafou Maria de Lourdes Machado de Oliveira, que presenciou a entrega do documento.

(Renata Dalmaso, DC, 09/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *