São José vai ganhar jardim botânico
28/03/2007
De bicicleta, com toda segurança
29/03/2007

Palhoça apresenta novo Plano Diretor

A Prefeitura de Palhoça apresenta hoje à sociedade a proposta de novo Plano Diretor do município que vem sendo discutida há cerca de dois anos. A primeira reunião pública sobre o assunto ocorre às 19h30, no Clube Sete de Setembro, no centro da cidade. “É um momento importante para a população conhecer a proposta”, diz a diretora de Habitação de Palhoça, Sílvia Knabben. Associações comunitárias, Ordem dos Ad-vogados do Brasil (OAB), Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL) e As-sociação Co-mercial e In-dustrial (Acip) estarão presentes no evento.

A proposta foi elaborada por uma empresa contratada e discutida com uma comissão formada dentro da própria Prefeitura. O projeto visa a adequar o Plano Diretor atual, que é de 1993, à nova realidade do município. Palhoça tem hoje, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 128 mil habitantes e é a décima maior cidade do Estado. “A cidade está crescendo muito, por isso essa revisão se faz necessária. O nosso desafio é organizar esse crescimento”, afirma Sílvia Knabben.

Palhoça tem uma área de 395 quilômetros quadrados, mas somente 25% desse total é “aproveitável”, segundo a diretora de Habitação. Os outros 75% são formados por áreas de preservação ambiental. A Prefeitura planeja a instalação de oito pólos industriais na cidade e prevê uma população de 400 mil habitantes – a mesma que Florianópolis possui hoje – em 2012.
“Esses novos empreendimentos devem atrair não só novos moradores, mas também moradores de Palhoça que hoje trabalham em outros municípios”, acredita Sílvia Knabben.

Após ser apresentada hoje, a proposta de revisão do Plano Diretor será discutida com as comunidades da cidade, que serão divididas em três regiões. Para isso, será formado um comitê gestor, com cerca de 30 integrantes escolhidos entre lideranças comunitárias.

(A Notícia, 29/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *