Agenda da Ong: 19 à 23 de março
19/03/2007
Crianças de 13 escolas pedem abastecimento de água na Ilha
21/03/2007

Mais 19 pontos considerados impróprios para banho

O relatório de balneabilidade publicado nesta segunda-feira pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), apontou aumento de 19 pontos impróprios em relação à semana anterior. Segundo dados do laboratório da Fatma, este é o maior índice de poluição da temporada, com 63 pontos considerados impróprios dos 182 locais onde são feitas as coletas. Na análise anterior este número não passou de 44.

Florianópolis teve o maior aumento com 25 locais impróprios para banho. Há duas semanas este número era de 14 pontos. O balneário de Penha segue na mesma proporção apresentando seis pontos inaptos e Itapema manteve a mesma média da semana anterior, com apenas três locais impróprios para banho.

De acordo com o gerente do laboratório da Fatma, Marlon Silva, o índice de poluição em todo o litoral ainda está ligado ao aumento do nível dos rios, conseqüência das chuvas que têm ocorrido em várias regiões. “Com a precipitação, a absorção de água no solo fica saturada fazendo com que os leitos subam e levem impurezas das ruas para o mar. Em lugares onde existem muitas casas, isso fica ainda pior devido ao esgoto”, explica Silva, acrescentando que esta tendência vai se manter nas próximas semanas.

O ponto é considerado impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) – for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água.

(A Notícia, 20/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *