Florianópolis
23/03/2007
Espaço Viva Bem Floripa
23/03/2007

A ordenação da área costeira de Florianópolis, que deve atrair mais investidores para a Capital, deu o primeiro passo ontem, com a nomeação dos 13 integrantes do comitê gestor que vai coordenar o zoneamento costeiro de Florianópolis. O objetivo do grupo é elaborar uma proposta de lei municipal que organize o espaço marítimo e encaminhá-la à Câmara de Vereadores ainda neste semestre, segundo explica o presidente do comitê e secretário municipal de Turismo, Mário Cavallazzi. “Isso vai permitir aos investidores uma garantia jurídica para realizar empreendimentos na cidade. Já tivemos uma série de propostas que não pudemos responder por falta dessa garantia”, conta.

O zoneamento costeiro definirá, por exemplo, quais as áreas da cidade onde poderão ser contruídas marinas, trapiches e garagens náuticas. Serão levados em conta os espaços destinados a atividades como a maricultura e, de acordo com Cavallazzi, mesmo um futuro projeto de transporte marítimo na região será considerado pelo comitê na hora de fazer o ordenamento.

A primeira reunião do comitê ocorre na próxima quarta-feira, na Prefeitura. Nesse encontro, será definido o cronograma de atividades do grupo. O procurador-geral do município, Jaime de Souza, integra o comitê e fará o acompanhamento jurídico para que o zoneamento proposto esteja de acordo com leis federais e estaduais que tratam do tema.

Além de integrantes da Prefeitura, o comitê gestor do zoneamento costeiro terá um representante da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Convention & Visitors Bureau e ONG FloripAmanhã.

(A Notícia, 23/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Daniel Ferreira disse:

    Boa Tarde, sou estudante de Ciencias Ambientais em Belém, e gostaria de saber quais os principais passos que devem ser seguidos para elaborar um plano de zoneamento costeiro.

  2. Janine, da equipe do site disse:

    Segue os contatos da Agência Nacional de Gerenciamento Costeiro.

    Contatos – Agência Costeira
    Telefone: (13)3221-9286
    Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada – Santos – SP – CEP: 11070-100
    E-mail: agenciacosteira@agenciacosteira.org.br
    Site: http://www.agenciacosteira.org.br/index.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *