Parque da Luz pode ter novo zoneamento
23/03/2007
Florianópolis
23/03/2007

A ONG FloripAmanhã vai promover a partir do feriado de 23 de março um evento inédito para comemorar o aniversário de Florianópolis. Instalado no Largo da Alfândega, o Espaço Viva Bem Floripa terá acesso gratuito para que a população conheça de perto uma série de projetos inovadores relacionados à cidade, como a Calçada Digital, o Sapiens Parque e o projeto de Museu Digital. O Espaço também será palco para exposições, oficinas e o lançamento da grife Viva Bem Floripa, e vai funcionar até o dia 31, das 10 às 20 horas.

A exposição “Homem e Biosfera”, organizada pela primeira vez no Brasil, vai apresentar um programa de âmbito mundial que destaca a importância das Reservas de Biosfera em relação às cidades. Em Florianópolis, o foco é conciliar a máxima qualidade da natureza, da cultura e das condições sociais. Outra ação de vanguarda realizada no Espaço Viva Bem Floripa é a Oficina de Desenho Urbano. Com o desafio de lançar as raízes para projetos inovadores, integrados e em sintonia com o Plano Diretor, a Oficina vai mobilizar representantes das principais entidades envolvidas com arquitetura e planejamento urbano, como o Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (da UFSC), IAB, ASBEA, IPUF e o Escritório Marchetti + Bonetti.

Na área de inovação, o Espaço Viva Bem Floripa terá uma exposição do projeto Calçada Digital, da Câmara de Dirigentes Lojistas. Para divulgar este serviço, que disponibiliza acesso à internet sem cabo para associados da CDL em cinco bairros da Capital, o sinal de internet (wireless) estará aberto no Largo da Alfândega durante todo o funcionamento do evento. Completam o rol tecnológico de atrações as demonstrações de alta tecnologia do Sapiens Parque e o pré-lançamento do Museu Digital, projeto de Ricardo Mucci que contempla a exibição virtual de Florianópolis em três dimensões: da terra, do ar e do mar.

Na área cultural, o Espaço Viva Bem Floripa terá saraus musicais no piano-bar, ateliê para produção de uma obra coletiva (sob a coordenação da artista e pedagoga Marilda Moro Zamboni), exposição de fotos do acervo da Casa da Memória – com imagens vencedoras de edições anteriores da Maratona Fotográfica de Florianópolis -, oficinas de artes com apoio da Fundação Franklin Cascaes; demonstrações digitais do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina; e a premiação dos vencedores do concurso de redação e desenho Viva Bem Floripa, que está mobilizando 24 mil alunos da rede municipal de ensino, além de cidadãos que freqüentam ONGs e a Educação de Jovens e Adultos.

Outra novidade ligada aos 281 anos de Florianópolis é o lançamento da grife Viva Bem Floripa. Já na estréia, a marca terá artigos de papelaria produzidos pela Cooperativa Social de Pais e Amigos de Portadores de Deficiências, vinculada à APAE, e roupas criadas por alunos da Udesc. Com orientação da professora Maria Izabel Costa, foram selecionadas peças de Andressa Schneider Alves, da Faculdade de Moda, e de Fabio Brodbeck, do curso de Design Industrial. “As camisetas são o mais tradicional souvenir e meu foco foram peças com classe, que não tenham um apelo meramente promocional”, explica o estudante de Design.

“As cidades criativas e inteligentes têm mais condições de garantir bem-estar social aos cidadãos e turistas que as visitam. Florianópolis tem um ambiente favorável para ser uma cidade inteligente porque sua vocação está ligada às atividades produtivas que mais crescem no mundo, que são o turismo e a tecnologia. Mas otimizar esse DNA ainda depende de uma cultura de cooperação entre poder público, empresas e lideranças comunitárias, e é isso que queremos estimular com este evento”, enfatiza Anita Pires, presidente da ONG FloripAmanhã, responsável pela iniciativa.

Para agendar entrevistas com Anita Pires, ligue:
(48) 8406-5599, 3225-5815

Horário de atendimento no Espaço Viva Bem Floripa

Dia 22, 18h: coquetel para imprensa e convidados
Dia 23, feriado: 10 às 20h
Dias 24 e 25, sábado e domingo: 10 às 15h
De 26 a 30: 10 às 20h
Dia 31 (encerramento): 10 às 15h

Premiação do concurso de redação e desenho Viva Bem Floripa

Dia 30 às 17h

(Paraná Online, 23/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *