Liberou
13/03/2007
Concurso reúne mais de 24 mil alunos para comemorar aniversário de Florianópolis
13/03/2007

Fechado acordo sobre local para coleta

Catadores trabalham no Itacorubi até que seja encontrada nova área no centro
Um acordo entre a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e a Associação dos Catadores de Material Reciclável (ACMR), mediado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP), superou por enquanto o impasse em torno do local de trabalho dos catadores. Algumas famílias insistiam em continuar levando o lixo reciclável para o galpão sob a cabeceira insular da Ponte Pedro Ivo, contrariando a decisão da Comcap de transferi-los para a estação da companhia no Itacorubi.

Cobrada pelo MPSC, a Comcap decidiu remover os catadores porque o acúmulo de material inflamável sob a ponte (por onde passam redes de energia e gás que abastecem a Ilha) criava riscos. Em janeiro, a companhia criou cinco pontos de coleta no Centro e deslocou a triagem do material para o Itacorubi. Mas com a mudança, o resultado da coleta passou a ser distribuído igualmente pela ACMR entre os catadores. Antes, as famílias recebiam por aqui que conseguiam coletar. Algumas não gostaram e retornaram ao galpão da ponte.

O presidente da ACMR, Dorival dos Santos, informou que as famílias já saíram do galpão sob a ponte. Elas devem trabalhar no Itacorubi atém que a companhia e a associação encontrem um terreno na área central da cidade para que eles trabalhem. O MPSC, que instaurou um procedimento administrativo sobre o problema, ainda aguarda informação oficial da Comcap sobre a saída das famílias.

(A Notícia, 13/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *