SUSP comanda operação de demolição na Costa da Lagoa
02/03/2007
Prefeitura quer trade turístico no Conselho de Gerenciamento Costeiro
05/03/2007

Exposição divulga o projeto de biosfera

Florianópolis está prestes a se tornar o primeiro município Reserva de Biosfera Urbana no mundo. O título é concedido pela Unesco, o órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia.

Para divulgação do projeto, ontem foi inaugurada na Capital uma exposição itinerante. Está situada em Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, onde fica até 15 de março. No dia seguinte, vai para o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Bairro Trindade, e depois percorre o Estado.

A implantação do projeto é resultado de uma parceria entre governo estadual, por meio da SC Parcerias, e municipal, via Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Organizações como as fundações Cepa (Centro de Estudos e Projetos Ambientais) e Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) também estão envolvidas.

O presidente da Fundação Cepa, arquiteto Rubén Pesci, informou que a criação da reserva servirá para organizar o desenvolvimento de Florianópolis, mantendo ou recuperando a qualidade de vida da população.

O debate existe desde outubro de 2005, quando a proposta foi encaminhada pela Cepa ao governo do Estado, estimulada pela Unesco. Entre dezembro daquele ano e abril de 2006, foram realizadas oficinas de capacitação com representantes de 50 instituições. Há cerca de 15 dias, a Unesco aprovou a documentação que permite a concessão do título de Reserva de Biosfera Urbana à Capital. A implantação será no decorrer das discussões do Plano Diretor.

Outras cidades concorriam para o título de Reserva de Biosfera Urbana, como Nova York, Cidade do Cabo e Pequim. Florianópolis foi considerada adequada para o projeto-piloto, pois ainda tem áreas de preservação e está em processo de elaboração do Plano Diretor.

(Alícia Alão, DC, 02/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *