PMF entrega diversas obras no aniversário de Florianópolis
21/03/2007
Conversa sobre Plano Diretor
22/03/2007

Entidades da região apóiam o Sapiens Parque

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) em parceria com suas regionais de Canasvieiras e Ingleses realizaram café da manhã com a presença de Saulo Vieira, diretor presidente do Sapiens Parque. O evento reuniu as principais entidades e formadores de opinião do norte da Ilha.

Na abertura do evento, Dilvo Tirloni, presidente da ACIF falou da importância do Sapiens Parque e dos principais entraves para o desenvolvimento de Florianópolis: o abastecimento de água e o tratamento de esgotos. O presidente da entidade afirmou que já é de domínio público o comprometimento da balneabilidade das praias de Florianópolis, em função da falta de esgotamento sanitário.

Murilo Gondin, da regional Canasvieiras, observou que a presença massiva demonstrava o interesse da população pelo empreendimento Sapiens Parque. José Guilherme Christiano Filho, da ACIF Ingleses, afirmou que a região será dividida em antes, e depois do Sapiens Parque, e falou da necessidade da união entre os empresários para dar apoio ao empreendimento.

O secretário de Obras do município, Aurélio Remor, destacou o trabalho da prefeitura como “um vetor para ajudar a engrenagem e melhorar o norte da Ilha.” Alaor Tissot, da SC Parcerias, reiterou e endossou o apoio a um projeto que traga melhorias ao saneamento.

Sebastião Ribeiro, diretor da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, chegou atrasado, em função de uma inundação ocorrida na escola, decorrente das fortes chuvas na noite anterior ao evento. Mas se posicionou em nome da comunidade escolar. “É o momento de discutir questões importantes, mas lembrar também da segurança. Somos a escola mais antiga da região, com 50 anos de atividades e somos a maior escola municipal, atendendo 1.200 alunos.Quero praticar justiça social. Atendemos desde o filho do empresário de Canasvieiras até os filhos dos desempregados”.

Mudanças visíveis

Saulo Vieira, homem forte do governo de Luiz Henrique da Silveira, assumiu – há cerca de um mês – a missão de presidir o Sapiens Parque. Ele abriu seu discurso salientando que o que lhe dava força na vida era ver uma sala repleta como aquela. “Aqui, podemos estar em oposição, mas cada um de nós traz a sua verdade”, afirmou.

Vieira destacou o compromisso direto com o norte da Ilha, mas salientou que tem um compromisso maior com o Estado e com o País. Ele afirmou que a modelagem jurídica do Sapiens Parque, cheia de entraves iniciais, já está resolvida e que a partir de agora a comunidade poderá ver resultados práticos da instalação do empreendimento.

Saulo Vieira falou sobre as trilhas ecológicas que já podem ser utilizadas tanto pelas escolas e estudantes da região, quanto pela comunidade. Ao longo da rodovia SC- 401 já estão previstos e aprovados a instalação de ciclovias e de um Posto Policial Avançado. “As pessoas têm que parar de ver o Sapiens Parque como um Éden, ou uma Shangri-La. O Sapiens é uma área de desenvolvimento humano e científico”, enfatizou.

Daí a implementação de novidades como o Centro de Inovação e o Centro de Convenções para suprir, segundo Saulo Vieira, não as necessidades sazonais, mas necessidades anuais.

Segundo o novo presidente do Sapiens Parque, se um empreendimento deste porte não trouxer ganhos para a comunidade, perde o sentido. E foi neste momento que ele anunciou como certa a vinda do Hospital da Rede Sarah para Florianópolis, ocupando uma grande área do Sapiens Parque. Vieira, um excelente orador, manteve os presentes atentos durante sua explanação e recebeu muitos aplausos ao final do evento.

A delegada da 7ª DP de Canasvieiras, Ivete da Costa, não compareceu ao café da manhã, deixando muitos dos presidentes de Conselhos de Segurança do norte da Ilha com muitas perguntas. E sem respostas.

Sapiens já conquistou franceses

O presidente do Sapiens confirmou a vinda da École Nacionale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (ENSMSE), instituição de ensino superior considerada uma das cinco melhores escolas de engenharia da Europa.

Depois do sucesso na Europa, os franceses se voltaram para o Brasil com opção para implantar o projeto em três cidades: São Paulo, Campinas e Porto Alegre. Florianópolis entrou no páreo, formou uma comitiva que se deslocou até a França levando na bagagem um vídeo com a geografia de Florianópolis e com o detalhamento completo do Sapiens Parque, que ocupa uma área de 4.5 milhões de metros quadrados na Cachoeira do Bom Jesus. Os franceses ficaram encantados e vieram conferir de perto, no início de fevereiro, a área e firmar acordos com a equipe do Sapiens Parque.

O acordo firmado entre o Sapiens e a ENSMSE prevê apoio cientifico e tecnológico e extensão, bem como a implementação conjunta de programas, projetos e atividades de pesquisa e o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas envolvendo as diversas áreas do conhecimento humano.

(Daniela Milidiu, Folha do Norte da Ilha 19/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. jose carlos borges silveira disse:

    preciso entrar em contato com josé guilherme cristiano filho da ACIF ingleses

  2. Janine, da equipe do site disse:

    Acif Regional Ingleses – Contatos

    Fone/fax: (48) 3269-4111
    E-mail: regionalingleses@acif.org.br
    Rua Intendente João Nunes Vieira, 1683
    CEP: 88058-100 – Ingleses – Florianópolis – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *