Diploma internacional
30/03/2007
História do Pólo de Florianópolis no Viva Bem Floripa
30/03/2007

A Secretaria Municipal de Educação e a Associação FloripAmanhã fazem a premiação nesta sexta-feira (30/03) do Concurso Viva Bem Floripa, que envolveu alunos da rede municipal de ensino, a partir de seis anos de idade. A solenidade acontece às 17 horas no Largo da Alfândega, local onde há uma Grande Tenda para ações educativas, culturais, artísticas e de tecnologia. O objetivo do concurso foi fazer com que crianças, jovens e adultos-através de redação, desenho ou pintura-refletissem sobre como é bom viver em Florianópolis. Haverá prêmios para estudantes de primeira à quarta serie (desenho), quinta à oitava série (redação) e de Educação de Jovens e Adultos (redação ou pintura). Cada aluno vencedor ganhará um relógio de pulso e a unidade de ensino um aparelho de DVD.

A aluna Isadora Decker Leyes, da quarta série da Escola Desdobrada Retiro da Lagoa, teve o seu desenho escolhido como o melhor da competição, enquanto Stefany Júlia Pazain, da sétima série da Escola Básica Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho, ganhou em seu segmento o primeiro lugar em redação. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), categoria redação, a contemplada com a primeira posição foi Simone V. B. Marcos, do núcleo da Costeira, e em pintura foi Leandro L. Machado, também da mesma EJA. A comissão organizadora decidiu conceder uma menção honrosa para o aluno Pedro Alves de Almeida, da EJA de Coqueiros. Embora não fizesse parte do regulamento do concurso, o aluno criou uma poesia em homenagem aos 281 anos do aniversário de Florianópolis.

As redações foram avaliadas pela criatividade, originalidade, adequação ao tema e ortografia e gramática. Por sua vez, os desenhos e pinturas foram analisados pela criatividade, originalidade, adequação ao tema e beleza estética.

As 36 escolas que lidam com crianças de primeira à quarta série estavam aptas para participar do concurso com desenhos através dos 8.450 alunos. A redação foi direcionada para estudantes de 25 escolas básicas, que perfazem um total de 7.855 alunos, e o trabalho deveria enfocar o tema proposto, Viva Bem Floripa, e ter no máximo 30 linhas.

Os núcleos e salas isoladas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderiam participar com redação, ou desenho, ou ainda com pintura, que igualmente deveria exprimir a idéia do concurso. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação (SME) existem atualmente 11 núcleos e 20 salas isoladas que lidam com alfabetização de 1.300 pessoas da Ilha e do Continente.

(Ricardo Medeiros, PMF, 29/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Tharcyla disse:

    Parabéns aos professores pela iniciativa e incentivo e aos alunos contemplados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *