Homenagens de aniversário movimentam Florianópolis
22/03/2007
Parque da Luz pode ter novo zoneamento
23/03/2007

Dário Berger nomeia grupo gestor para articular construções de marinas e píers na Ilha

O prefeito Dário Berger nomeou ontem (22/3) o comitê gestor que vai ordenar e coordenar o uso da orla marítima na Ilha. Formado por 13 membros da iniciativa privada e pública, a comissão já agendou a primeira reunião para o próximo dia 28 (quarta-feira) na prefeitura. Neste primeiro encontro, os gestores vão discutir projetos para construções de marinas píers, atracadouros e outros empreendimentos na faixa litorânea.

O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Mário Cavallazzi disse que tem sido procurado por empresários portugueses e espanhóis que querem investir na orla marítima, mas não sentem firmeza por causa da falta de uma lei municipal que regulamente estas ações. Cavallazzi lembrou que já existem leis federal e estadual sobre o uso dos recursos naturais e ressaltou a necessidade de se criar uma regulamentação municipal da ocupação dos espaços costeiros. Para se tornar lei municipal, o projeto tem que ser aprovado na Câmara dos Vereadores de Florianópolis.

Dilvo Vicente Tirloni, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, acrescentou que grupos estrangeiros também já entraram em contato com a ACIF questionando por que a cidade não dispõe de um zoneamento costeiro. E salientou que a iniciativa do prefeito de Florianópolis em criar um comitê gestor para articular as ações de planejamento e ordenamento náutico será bem vinda porque vai fomentar o turismo na Capital.

O prefeito de Joinville, Marco Tebaldi (PSDB), que também participou das discussões ressaltou a importância dos gestores promoverem um desenvolvimento sustentável durante o planejamento do zoneamento costeiro. Após a posse do grupo de gestores, Tebaldi se reuniu, separadamente, com o colega Dário Berger para tratar de assuntos políticos.

(Colombo de Souza, PMF, 23/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. MARCELO disse:

    SOU UM MANÉ QUE VIVE AS ORIGENS DE NOSSA CIDADE, PORÉM É COM MUITA TRISTEZA QUE VEJO O ABANDONO E O CRESCIMENTO DA MARGINALIDADE NO PARQUE AVENTURA, EM ITAGUAÇÚ, OBRA QUE NASCEU COMO SENDO UM MARCO NO TURISMO DE NOSSA CIDADE. ENTÃO PERGUNTO, COMO PODEMOS VIABILIZAR NOVAMENTE ESTE PARQUE , ATRAVÉS DESTA ORGANIZAÇÃO? SOU UM MORADOR VIZINHO DO PARQUE E ESTOU SENTINDO OS REFLEXOS DESSE DESLEIXO. VAMOS COBRAR DAS AUTORIDADES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *