Temperatura em Santa Catarina aumentou 3ºC em 60 anos
12/02/2007
Litoral catarinense tem 74% das praias aptas para banho
13/02/2007

Ocupação de hotéis em Florianópolis cresce 7,2%

A taxa de ocupação nos hotéis de Florianópolis apresentou acréscimo de 7,2% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Durante o primeiro mês de 2007, 79,5% dos leitos estiveram ocupados. Na primeira semana de fevereiro, o acréscimo foi de 7,8% em relação ao mesmo período de 2006. A ocupação média registrada nos hotéis entre os dias 1º e 7 de fevereiro foi de 62,5%. Os dados são do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, que realiza pesquisa em 48 estabelecimentos do centro, praias e continente.

O presidente do Sindicato, Tarcísio Schmitt, estima que haverá um acréscimo de 15% no fluxo geral de turistas nesta temporada de verão. Segundo ele, os hotéis têm capacidade para absorver apenas 20% do número de pessoas que veraneiam em Florianópolis – cerca de 150 mil pessoas a mais por dia. “O incremento na ocupação ocorreu principalmente nos hotéis do centro e do continente”, diz. No ano passado, a ocupação de janeiro nos hotéis do continente foi de 59,7%. Em 2007, a taxa subiu para 71,2%. No centro, a ocupação aumentou de 71% para 82,3%. Nas praias, a taxa aumentou de 81,7% para 84%.

Schmitt afirma que houve uma saturação nas praias o que provocou procura maior pelos estabelecimentos do centro e do continente. Outro fator que pesou para os resultados foram os preços, 70% a 80% mais baixos no continente, por exemplo, em relação aos praticados nas praias.

Para o Carnaval, a expectativa é de ocupação média de 85% a 90%, contra 77,2% em 2006. Segundo Schmitt, Santa Catarina beneficiou-se do “apagão aéreo” e atraiu muitos visitantes dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás, que iam para o Nordeste de avião, mas acabaram vindo ao estado de carro.

(Juliana Wilke, InvestNews, 12/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *