FloripAmanhã conquista padrinhos para revitalizar praças da Capital catarinense
16/02/2007
Saneamento atinge limite na Praia Brava
16/02/2007

Número de praias próprias para banho se mantém

O numero de praias próprias para banho, de acordo com o relatório semanal da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgado nesta sexta-feira, se mantém comparado às últimas análises. Na semana passada, dos 182 pontos analisados, 47 deles foram considerados inaptos. Nesta semana o número caiu para 46, praticamente sem alterações.

Na grande Florianópolis, foi observada a maior redução de locais impróprios para banho. Na semana passada eram 17, nesta semana são apenas 14. Já no município de Penha, das onze análises feitas pelos técnicos da Fatma, seis se mostraram impróprias para o banho de mar. Em Itapema, das oito análises, quatro foram classificadas como impróprias.

Conforme o gerente de Análises de Qualidade Ambiental da Fatma, Marlon da Silva, o índice atual permanece na média dos resultados dessa época do ano, destacando que a falta de saneamento continua prejudicando as condições das praias. “Durante a alta temporada, o número de banhistas interfere nestes resultados e provoca pequenos aumentos. Mas, o grande problema, ainda é a falta de saneamento básico”, explicou.

O Relatório de Balneabilidade é expedido semanalmente durante a temporada de verão e nos meses de baixa temporada ele é apresentado uma vez por mês. O principal objetivo das análises é informar a população das condições da água do litoral. Além disso, ele também incentiva os municípios a investirem na qualidade de seus balneários.

METODOLOGIA- O ponto é considerado Impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) – for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água.

(Ass. FATMA, 16/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *