Florianópolis e a Casan
21/02/2007
Volta da ilha: Um roteiro completo, com todos os waypoints, para você desbravar com seu barco
21/02/2007

Ibama cobra postos sobre ações ambientais

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lotados da Estação Ecológica de Carijós, retornam aos 18 postos de abastecimento de combustíveis da região norte da Ilha de Santa Catarina a partir da próxima quinta-feira. Eles vão verificar se as medidas visando eliminar o lançamento de poluentes nos manguezais de Ratones e Saco Grande, foram realmente realizadas.

No início da semana passada, o Ibama vistoriou os estabelecimentos e constatou a existência de problemas nos filtros de separação de óleos e graxas, além da ausência de licenciamentos ambientais para o funcionamento, expedida pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), em alguns locais. “Caso essas providências não tenham sido tomadas, os postos poderão ser fechados”, avisa Apoena Figueiroa, chefe da Estação Ecológica de Carijós.

“Constatamos a presença de muitos poluentes no interior da unidade, especialmente óleos, graxas e combustíveis, os chamados hidrocabonetos e por isso iniciamos a operação”, assinala. As amostras coletadas pelos técnicos do Ibama vão ser analisadas no laboratório da própria Estação, processo que deve se estender por quase duas semanas. Cada análise leva 72 horas para ficar pronta e só podem ser feitas quatro de cada vez.

Depois que a operação contra os postos de combustíveis estiver concluída, o Ibama vai voltar suas atenções para as indústrias de cimentos nas bacias dos rios Ratones e Saco Grande, cujos dejetos também estão chegando aos manguezais da unidade. Os hotéis e grandes condomínios nas mesmas regiões também vão ser vistoriados, visando verificar o lançamento de esgotos sem tratamento.

Os trabalhos do Ibama na região são acompanhados e orientados pelo Fórum das Bacias de Ratones e Saco Grande, envolvendo moradores, entidades comunitárias e de pescadores, além de empreendedores. “A unidade já conta com um Plano de Manejo e um Plano Diretor e cabe ao fórum cuidar da aplicação”, complementa Figueiroa. O manguezal do Rio Ratones possui 6,25 quilômetros quadrados (37.7% da área original) e o do Saco Grande se estende por 0,93 quilômetros quadrados (68,1% do original).

(Celso Martins, A Notícia, 21/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *