Preços do turismo
02/02/2007
Produção de lixo aumenta em até 30%
02/02/2007

Coleta de lixo aumenta 11% em janeiro

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) coletou no mês de janeiro 15,2 mil toneladas de resíduos sólidos. O volume representa um aumento de 11% em relação à produção de janeiro do ano passado, quando foram recolhidas 13,9 mil toneladas.

O diretor de Operações da Comcap, Milton Otávio da Silva, observa que o principal problema enfrentado pela Companhia tem sido o descumprimento do horário para deposição do lixo, especialmente nos balneários do Norte e Leste, onde a coleta no Verão inclusive é diária. “O caminhão passa, por exemplo, às 10h em determinada rua e meia hora depois são depositados sacos que vão permanecer expostos nas lixeiras até o dia seguinte”, indica.

Os balneários onde registram-se os maiores percentuais de aumento na produção de resíduos são Canasvieiras e Ingleses. São recolhidas em média 30 toneladas de lixo por dia, mais de 30% na comparação com os últimos três verões. Em Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Daniela e Ponta das Canas o percentual de aumento no volume de lixo fica entre 20% e 30% nos três últimos anos. Na Lagoa e Barra da Lagoa, é inferior a 10% em três anos.

No Sul da Ilha de Santa Catarina, concentram-se os balneários com maior grau de população residente, de modo que a produção de resíduos durante a temporada permanece praticamente a mesma. Nestes locais, portanto, a coleta de lixo no Verão segue alternada, três vezes por semana, com reforço de roteiro apenas no domingo.

Coleta de lixo diária A partir das 7h: Canasvieiras, Ponta das Canas, Praia Brava, Cachoeira do Bom Jesus (exceto as transversais da Leonel Pereira Nelito), Lagoinha, Ingleses (SC-403 lado direito), Barra da Lagoa, Praia Mole, Lagoa da Conceição, Cantos dos Araçás, Joaquina, SC-406, Armação, Pântano do Sul, Solidão, Açores. A partir das 14h: Ingleses (Gaivotas), Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional e Daniela.

Dados coleta de resíduos sólidos

Janeiro 2007 – 15,2 mil toneladas – 11% a mais que 2006 Janeiro 2006 – 13,9 mil toneladas – 4% a mais do que em 2005.

Aumento da produção neste Verão foi antecipado para dezembro, com crescimento de 13%, passando de 11,4 mil toneladas em 2005 para 13 mil toneladas em 2006.

Registro atípico: em julho de 2006 ocorreu um aumento de 10% (quase o mesmo de janeiro) no recolhimento de resíduos sólidos, de 8,3 mil toneladas em 2005 para 9,2 mil em 2006.

A Comcap incentiva moradores de balneários e turistas a reciclarem materiais também no Verão. A coleta seletiva é feita uma vez por semana:

Às quartas, pela manhã, nos Ingleses (SC 403 – até Praiatur e balneário), Daniela, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional

Às quintas, pela manhã, na Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Lagoinha, Cacupé, Parte dos Ingleses (Praiatur até o Santinho), Ponta das Canas, Praia Brava, Sambaqui, Santinho.

No Verão, a limpeza pública é reforçada com a contratação temporária.

No total, 295 garis operam a coleta da Comcap e 192 auxiliares operacionais atuam na limpeza da orla.

No Carnaval, a Comcap vai manter esquema especial de limpeza com 94 auxiliares operacionais trabalhando à noite.

A coleta de lixo no Carnaval será feita da seguinte forma:

COLETA CARNAVAL

Sexta-feira (16) – Coleta de lixo convencional, seletiva e noturna serão feitas normalmente.

Sábado (17) – Coleta convencional e seletiva serão mantidas durante o dia, mas não haverá coleta noturna no Centro e parte do Continente.

Domingo (18) – Roteiros especiais de limpeza nas principais ruas dos balneários do Norte, Leste e Sul da Ilha de manhã e, à tarde, na Daniela,

Jurerê Internacional e Ingleses (Gaivotas). Também haverá coleta noturna no Centro.

Segunda-feira (19) – Coleta de lixo convencional, seletiva e noturna serão feitas normalmente

Terça-feira (20) – Roteiros especiais de limpeza nas principais ruas dos balneários do Norte, Leste e Sul da Ilha de manhã e, à tarde, na Daniela, Jurerê Internacional e Ingleses (Gaivotas). Coleta noturna apenas no Continente (Coqueiros, Abraão e Estreito), no Santa Mônica e Córrego Grande.

Quarta-feira (21) – Coleta de lixo convencional, seletiva e noturna serão feitas normalmente.

(Adriana Baldissarelli, PMF, 02/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *