Feira profissionaliza o setor náutico da Capital
07/02/2007
Coleta de recicláveis muda segunda-feira
07/02/2007

Casal cultiva árvores frutíferas e flores no meio de avenida

Enquanto um casal ocupa o tempo livre plantando flores e espécies frutíferas em plena avenida Mauro Ramos, uma das principais vias do centro da Capital, outros ficam aguardando as florações para colher as plantas e encher suas casas de buquês de rosas e girassóis. Os responsáveis pelo pequeno pomar plantado no meio do trânsito são comerciantes que mantém uma pequena loja bem em frente. Eles não desistem de cuidar das plantas, mas reclamam da ação dos ladrões de flores, que não deixam o canteiro em paz.

“Quem faz isso não é a molecada nem as mulheres pobres, mas algumas madames que estacionam seus carros, saltam o colhem as flores”, reclamou Maria Tereza Consoni, que ajuda o marido Wilson Rodrigo Correia a cuidar do jardim.

Os dois mantém um loja no edifício da antiga estação rodoviária de Florianópolis, também na avenida Mauro Ramos, e há cinco anos resolveram adotar informalmente um trecho do canteiro central para plantar rosas, girassóis, abobrinhas, jaboticabas, romãs, limões, laranjas, goibas e espécies decorativas. O pé de romã começou a dar os primeiros frutos, assim como o de jaboticaba, crescendo no meio de muitas flores.

“Não faz muito tempo, apareceu uma senhora de mais de 80 anos com um serrote na mão e começou a serrar um pé de limão com brotos de flores”, lembra Maria Tereza. A planta já estava desenvolvida, apresentando um tronco com cerca de quatro centímetros de diâmetro. “Ela alegou que o limoeiro estava atrapalhando o crescimento de uma palmeira que ela teria plantado”, disse a comerciante.

O aparecimento de “uma madame com um carrão” se deu num sábado por volta das 14 horas. “A primeira vez ela tentou quebrar o girassól com as mãos, mas a planta tem uma fibra resistente que não cede”, contou. “Na segunda vez, a senhora apareceu com uma tesoura, estacionou o carro no meio da rua, desceu, colheu as flores e foi continuar o serviço em frente ao Asilo Irmão Joaquim”.

(Celso Martins, A Notícia, 07/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. José Francisco disse:

    Já plantei flores em toda a Mauro Ramos em 1986 quando chefiei a divisão de parques e jardins da prefeitura, pena que os governos posteriores não continuaram o trabalho. Sempre passo por esse local onde estão os girassóis e as dimais plantas e me pergunto quem estaria plantando, agora já sei.

    Meu sonho é que cada bairro e cada praia tenha um pequeno horto e uma pequena divisão de parques e jardins, aí sim teriamos uma cidade bem cuidada para receber os milhares de turistas que nos visitam anualmente.

    Sonho também em criar uma escola de jardinagem e paisagismo em Floripa.

    Sou agrônomo , tenho 59 anos e se alguém estiver disposto a colaborar agradeceria.

    Chico

  2. Gennyfer disse:

    pelo menos els fazem alguma coisa boa como plantar flores que são mucho lindas!

    Genny

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *