Âncora é instalada no Norte da Capital
15/01/2007
Ponto para atracação fica pronto até o fim de semana
16/01/2007

Viadutos funcionam antes de setembro

A prefeitura garantiu ontem que as obras de construção dos elevados da Capital, nos Bairros Capoeiras e Itacorubi, ficarão prontas de um a dois meses antes dos prazos, previstos para agosto e setembro, respectivamente. Os dois viadutos facilitarão o acesso em áreas de movimento intenso de veículos.

O viaduto do Itacorubi é aguardado com ansiedade por moradores e veranistas que freqüentam a Lagoa da Conceição, um dos bairros de maior movimentação turística.

Antes das obras do elevado, os motoristas que saíam da Lagoa da Conceição eram obrigados a atravessar a rodovia que liga o Norte da Ilha ao Centro da Capital, a SC-401, aproveitando os curtos intervalos no fluxo intenso de veículos.

Desvio reduz risco de colisões no cruzamento

No Verão, o cruzamento se torna mais perigoso. Até que a obra fique pronta, os motoristas que saem da Lagoa precisam usar um desvio na altura do Cemitério do Itacorubi, o que reduz o risco de acidentes.

O elevado do Itacorubi vai ligar a SC-404 à Avenida da Saudade – como se chama o trecho até a Avenida Beira-Mar – sem necessidade de paradas.

Ontem, o secretário de Obras, Aurélio Remor, reafirmou a intenção de inaugurar os dois elevados entre julho e agosto.

– O pedido do prefeito Dário Berger é que as obras sejam concluídas até a metade do ano – disse Remor.

No Bairro Capoeiras, na região Continental de Florianópolis, o elevado começou a ser construído um mês antes do previsto, em fevereiro de 2006. As duas obras tinham prazo de conclusão de 18 meses.

A rótula no Continente é muito usada por moradores da Grande Florianópolis. Em horário de pico de veículos é perigoso passar pelo cruzamento, já que o fluxo é grande pelos dois lados da Avenida Ivo Silveira e em ambas as pistas da Avenida Patrício Caldeira de Andrada, que cruza a Ivo Silveira.

A obra obrigou os motoristas a fazerem o retorno num ponto distante. Para evitar esse deslocamento e montar um retorno mais próximo, Remor propôs uma sinaleira, mas um estudo técnico de viabilidade concluiu que a alternativa não diminuiria os congestionamentos.

Ontem, a rótula no sistema antigo foi reaberta ao trânsito até que o viaduto fique pronto. Remor explicou que a pista só não foi liberada antes porque o concreto do viaduto precisava adquirir resistência, o que ocorreu somente agora.
(Hermes Lorenzon, DC, 16/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *