Moradores do Alto da Caieira pedem água
11/01/2007
Âncora é instalada no Norte da Capital
15/01/2007

Poita para navios vai ser instalada sábado

A poita que vai garantir a atracação de transatlânticos na enseada de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, vai ser instalada amanhã de manhã, podendo ser usada no dia 23, quando chega mais uma embarcação de grande porte a Florianópolis. A informação é do presidente da Santa Catarina Turismo S.A. (Santur), Marcílio Ávila, que precisou superar diversos obstáculos para garantir a colocação do equipamento com 22 toneladas – 15 da poita (âncora) e sete na corrente.

“Todas as providências estão sendo tomadas para que o equipamento seja instalado na manhã de sábado”, disse Ávila. Uma delas foi a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, cadastrada junto à Capitania dos Portos de Santa Catarina, o que ainda não havia sido feito. A outra foi garantir o transporte da poita e a corrente até o local em que será instalada.
“Vamos conduzir o material pelo mar, sobre uma plataforma cedida pela empresa Pioneira da Costa, mas que só vai estar disponível no sábado”, acrescenta o dirigente da Santur. Os trabalhos serão acompanhados por militares da Marinha do Brasil, visando garantir a segurança da operação que deve se estender por todo o dia. A poita vai ficar enterrada na areia, no fundo do mar.

Uma vez instalada, a poita vai ganhar um sinalizador que poderá ser localizada visualmente ou por satélite, o que permitirá a atracação dos transatlânticos sob qualquer condição climática, principalmente chuva e neblina, ou no período noturno. O sinalizador foi cedido pela Petrobrás, inclusive a poita e a âncora, que já se encontravam em poder da Prefeitura de Florianópolis desde o ano passado.

Investimento

“Tudo isso custou R$ 60 mil, o que é pouco, tendo em vista os benefícios que a chegada dos transatlânticos vai trazer para Florianópolis e região”, destaca Marcílio. A iniciativa tomada pela Santur na Capital, alertou as autoridades de Itapema, que estão pedindo a instalação de bóia e sinalizador no município, também visando a atracação de transatlânticos. “Vamos tentar garantir esse equipamento para Itapema”, complementa Ávila.
(A Notícia, 12/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *