Lei do Saneamento está em vigor
18/01/2007
Chegou a nossa vez
19/01/2007

Floripa é destaque em economia criativa

Florianópolis é a primeira cidade do Brasil no “índice de boemia”, um indicador de pesquisa usado por André Braz Golgher para analisar a economia criativa nas regiões metropolitanas do Brasil. Este índice quantifica os trabalhadores em ocupações classificadas como profissionais de espetáculos e das artes.

Floripa aparece também em outras posições de destaque: é a segunda cidade do país com maior proporção de trabalhadores em atividades criativas e no índice de talento, atrás do Distrito Federal. A capital aparece ainda em segunda lugar no índice de alta tecnologia, perdendo para o Rio de Janeiro.

Para entender mais sobre os critérios usados na pesquisa e a importância da economia criativa, clique aqui para ler o artigo (em pdf) de Golgher, disponibilizado na internet pelo Instituto Cidades Criativas, uma ONG mineira “cuja missão é transformar Belo Horizonte e seu entorno em um núcleo criativo por meio de projetos culturais, urbanísticos e educacionais”.

Sobre o mesmo tema, veja também “Creating Creative Cities“, por David Engwicht (em inglês).

Para ler mais sobre o assunto, outra dica é acessar a página de download de textos do workshop “Cidades Inovadoras e Competitivas para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado em novembro último, em Portugal.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *