Norte da Ilha terá centro de eventos
30/01/2007
Ilha está incluída no roteiro de cruzeiros internacionais
30/01/2007

Comcap testa novo sistema de coleta de lixo reciclável

Em reunião ontem com coletores de material reciclável de Florianópolis, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) decidiu realizar de amanhã até sexta-feira as simulações de uso dos chamados “postos de transbordo”, que são regiões do centro da cidade na qual os coletores vão transferir material recolhido para caminhões da companhia. A intenção, segundo o gerente de valorização de resíduos da Comcap, Renato Rocha, é conhecer melhor o funcionamento do sistema para aperfeiçoá-lo. “Vamos analisar, por exemplo, quantos deslocamentos são necessários e a quantidade e o tipo de material recolhido em cada área”, diz.

Os testes vão reunir 25 “carrinheiros” (coletores de material reciclável que carregam os carrinhos), que trabalharão em todo o Centro e levarão tudo o que for recolhido até três postos de transbordo em períodos pré-determinados. O veículo da Comcap passará por esses pontos nos horários estabelecidos e levar o material até o Itacorubi, onde outros coletores farão a triagem dos resíduos em um galpão cedido pela companhia. “Vai ser tudo sincronizado”, explica Rocha.

Todo o trabalho será acompanhado por técnicos da companhia. O maior desafio será evitar o acúmulo de materiais nos três pontos: um em frente ao Terminal Rodoviária Rita Maria, outro ao lado do Direto do Campo no Centro e o terceiro e mais polêmico ao lado do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). “Vamos monitorar tudo e não vai haver material depositado no chão”, garante o gerente da Comcap.

Na quinta e sexta-feira, será testado um quarto posto de transbordo, próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Esses locais, no entanto, podem sofrer alterações, de acordo com os resultados encontrados nas simulações. O próprio prefeito Dário Berger, em visita ao galpão do Itacorubi na última quinta-feira, garantiu que pode haver mudanças no sistema. “O importante é que a comunidade esteja satisfeita com o projeto, que, acredito, trará benefícios para a sociedade”, disse.
(Felipe Silva, A Notícia, 30/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *