E TAC lixo!
25/01/2007
Nosso ramo
26/01/2007

Coleta seletiva em fase de teste

Começa hoje, em Florianópolis, a simulação do novo sistema de coleta seletiva, no galpão cedido pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) à Associação dos Coletores de Material Reciclado. Nos próximos dias, será testada a funcionalidade dos cinco pontos de recolhimento no Centro, incluindo o localizado ao lado do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

Os trabalhadores serão divididos em dois turnos. Cerca de 75 pessoas serão responsáveis pela separação e 25 farão a coleta nas ruas. Em horários pré-determinados, um caminhão recolherá o material, cerca de oito toneladas por dia, nos locais estabelecidos. Um pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico acompanhará os testes para sugerir adaptações .

Ontem, o prefeito Dário Berger esteve na unidade da Comcap, no Bairro Itacorubi, para acompanhar as obras das novas instalações.

A transferência dos catadores, que trabalham ao lado da cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos, deverá ocorrer nos próximos dias.

Coletores são contra recolhimento no TAC

O transporte dos trabalhadores até o local também será subsidiado pela empresa, com a cessão de 30 a 40 toneladas de material reciclável coletado pela própria Comcap.

Para buscar recursos para a compra de um ônibus, a associação fará contato com empresas como Celesc, SC Gás e Casan, que pleiteavam a retirada da entidade da cabeceira da ponte.

O presidente da associação Luiz Carlos dos Santos considerou a mudança positiva, acreditando em um acréscimo do lucro dos catadores devido à melhoria da estrutura. Sobre o ponto de coleta ao lado do TAC, destacou que não considera o local adequado.

Questionado sobre o assunto, o prefeito Dário Berger enfatizou que, se necessário, podem ser realizadas mudanças no projeto, apesar de considerar as preocupações precipitadas.

– Vamos esperar para ver. Primeiro, é preciso deixar o projeto ser implantado – concluiu.
(Taís Shigeoka, DC, 25/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *