Fuja do calor: suba a Serra
05/01/2007
Baixou
09/01/2007

Capital perde mais um transatlântico

Mais um transatlântico deixou de atracar, neste final de semana, na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, por causa do mau tempo. O presidente da Santur, Marcílio Ávila, calcula o prejuízo de US$ 150 mil para cada navio que cancela o desembarque dos passageiros.

Foi o segundo cancelamento nesta temporada. Estavam a bordo do Island Escape 1,7 mil turistas, sendo que 1,5 mil haviam programado passeios em terra.

Alguns seguiriam para outras praias catarinenses, transportados por ônibus especiais, outros tinham mesas reservadas em restaurantes.

Os turistas gastariam, em média, US$ 100 cada um em compras, conforme valor estimado pela Santur.

Tudo foi cancelado em razão da falta de segurança para atracar o transatlântico. O mar forte e o vento impediram a parada do navio de 40 mil toneladas, nove andares e 185 metros de comprimento.

Os viajantes seguiam pela costa brasileira e Florianópolis fazia parte do roteiro. Eles tiveram o dinheiro devolvido por causa do imprevisto.

O equipamento que falta para assegurar a parada de navios de grande porte é uma monobóia com âncora, que já está na Capital desde julho do ano passado, segundo o presidente da Santur. Ávila informou que, na temporada passada, Florianópolis perdeu 50% das paradas de transatlânticos devido à falta da estrutura.

A montagem do equipamento, que pesa 15 toneladas, deve ser concluída hoje e ainda há dúvida sobre como transportá-lo.

Uma reunião na tarde de hoje entre representantes da Prefeitura da Capital e da Santur deverá definir essa questão. Ávila afirmou que é possível requisitar auxílio da Petrobras.

Além da instalação da monobóia com âncora, que deve durar cerca de 15 dias, também serão colocados sinalizadores para completar a estrutura mínima necessária para os transatlânticos.
(Alícia Alão, DC, 08/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *