Navio desembarca hoje turistas em Canasvieiras
23/01/2007
Terminais de integração estão desativados
23/01/2007

Área pública é liberada em Coqueiros

O acesso a ponta José Francisco, lugar onde ficava a antiga churrascaria Ataliba, em Coqueiros, foi liberado ao público recentemente, depois de passar três anos fechado. No final de novembro, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), com o auxílio da Secretaria do Continente e a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), derrubaram o portão e limparam o caminho, rodeado por prédios e a propriedade do empresário Adroaldo Cassol.

No terreno da União (área de Marinha), será construída uma praça e uma ciclovia. Depois do ajuste de conduta firmado entre Cassol e o Ministério Público Estadual, no qual o empresário se comprometeu a construir a praça e e mantê-la por dez anos, o caseiro João Isaías entrou com uma ação judicial por usucapião do terreno. Em 2003 Isaías teria colocado o portão e proibido o acesso ao atracadouro, que desde 2001 é público.

O terreno de 14 mil m2 ainda está na justiça, mas a Prefeitura da Capital está otimista com a solução do caso ainda no começo do ano. “A área nobre deve ser usada pela comunidade, deve prevalecer o direito comum em detrimento do uso de poucos”, comenta o superintendente da Floram, Francisco Rzatki.

Os moradores de Coqueiros reivindicam a área desde 2003. O local estava sendo usada por coletores de material reciclável, retirados da área pela Floram. A idéia do poder municipal é construir deques e pontes para ligar a futura praça ao Parque de Coqueiros, chegando até embaixo da Ponte. Por enquanto, o caminho dá acesso ao atracadouro público, mas o ponto forte é o movimento de pescadores, que estavam proibidos de chegar ao local por um portão com cadeado.

O aposentado, Anselmo Silva, 66 anos, voltou ontem a frequentar o ponto de pesca. Mesmo com a maré baixando, ele garantiu “uma boa pescada”. Anselmo nasceu e se criou no bairro e conta que antes da explosão de crescimento de Coqueiros “dava para a gente vir do trapiche pela praia até aqui. Agora não dá mais, nem de barco”. O pescador lembra que o portão ficou fechado por três anos, com uma placa indicando propriedade particular.
(Débora Remor, A Notícia, 23/01/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *