Novo parque
22/12/2006
Saturada, SC-401 é armadilha para motoristas
03/01/2007

Sai licença para licitação de aeroporto

Com o projeto pronto desde 2004, saiu agora a primeira licença ambiental para licitar a construção do novo aeroporto de Florianópolis. Na tarde de ontem, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) entregou a Licença Ambiental Prévia (LAP 196/2006) e o parecer técnico Geaia 037/06, com os estudos de impacto ambiental para a construção de 33 mil metros quadrados. A nova estrutura vai ter capacidade para 2,7 milhões de passageiros por ano e aumentar de 500 para 1.800 as vagas de estacionamento. A previsão de custos da obra é de aproximadamente R$ 230 milhões, com duração de três anos.

O superintendente da Infraero, Valdecir Arcanjo Novaes, acredita que o processo de licitação deve ocorrer no primeiro trimestre de 2007, e até o final do ano “o primeiro tijolo será colocado”. “Em 2011, certamente já teremos o novo aeroporto”, aposta. Os próximos passos, depois da licitação, são as licenças de instalação, para a construção, e a de operação, para o início dos atendimentos, respectivamente. Além da construção do novo prédio, será feita uma pista auxiliar para que os aviões possam se movimentar melhor. As pistas atuais vão continuar operando no novo aeroporto.

O Plano Básico Ambiental, apresentado pela empresa contratada pela Infraero, a Prosul, detalhou medidas mitigadoras para compensar financeiramente a área impactada pela obra. “Tentamos evitar os impactos, mas quando isso não é possível, diminuímos ao máximo”, explica o diretor de meio ambiente da Prosul, o engenheiro Antônio Macedo. O projeto, que levou dois anos para ser concluído, sugere que 0,5% dos recursos da obra sejam investidos na reserva extrativa do Pirajubaé. “Essa licença avalia que a obra é conceitualmente viável do ponto de vista social e ambiental”, ressalta Macedo.

Durante o discurso de entrega do documento, o presidente da Fatma, Fernando Melquíades Júnior, argumentou que a demora na liberação da licitação foi acarretada pela constante vigilância do Ministério Público e de organizações não-governamentais (ONGs). “Eles cumpriram seu papel, que é rigoroso, mas algumas vezes causa obstáculos. Agora conseguimos encontrar soluções sociais e empresariais para que o empreendimento seja feito”, afirmou Melquíades. “Já temos a garantia de que o aeroporto vai se instalar”, completou.

Dirigente da Acif comemora a apresentação de documento

A entrega da licença também foi comemorada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Dilvo Dirloni. “Sempre abraçamos a causa do aeroporto, desde sua revitalização. A cidade agradece, pois com a estrutura que temos, nos sentimos envergonhados pela modesta instalação”, avalia Dirloni. O superintendente Novaes rasgou elogios para a Capital catarinense e ao andamento do processo de construção do novo aeroporto. “Essa é uma obra que Florianópolis merece. Um empreendimento deste porte não é importante só para a cidade, mas também para o Estado e o País”, disse.

Atualmente, o aeroporto que está operando acima da sua capacidade, que é de 980 mil passageiros ao ano. “Acredito que vamos fechar o ano de 2006 com um total de 1,7 milhão de passageiros” afirma Novaes. Ontem decolaram 35 vôos e para hoje está prevista a mesma quantia. De sábado a segunda feira, o Aeroporto Hercílio Luz deve receber 36 vôos por dia, três a mais do que no movimento no fim de semana passado.
(A Notícia, 22/12/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *