Rota Segura flagra comércio irregular
08/12/2006
Embrulho
10/12/2006

Norte da Ilha ganha mais água

A região do Norte da Ilha de Santa Catarina vai ter 40 litros por segundo a mais de água a partir da próxima semana, com a interligação ao sistema Pilões/Cubatão. As obras foram iniciadas em agosto e complementadas ontem, quando o fornecimento foi suspenso para que os serviços pudessem ser realizados. A iniciativa integra o acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), que re-comendou à Casan a suspensão de novas ligações para grandes empreendimentos na região.

“Por causa da recomendação do MPE, estamos efetuando novas ligações apenas em unidades unifamiliares”, explica o presidente da Casan, Walmor de Luca. O presidente da estatal disse que muitos empreendimentos captam água diretamente do aqüífero de Ingleses e Rio Vermelho, sem nenhuma licença, resultando no esgotamento da capacidade do manancial, sem nenhum tipo de controle de recarga.

A capacidade do aqüífero é de quase 400 litros por segundo, mas a Casan usa apenas 310 litros por segundo. “Não há mecanismo de controle sobre o que é feito com os 80 litros por segundo restantes, usados por esses empreendimentos”, acrescentou, confirmando a existência de salinização do manancial, através da pressão hidrostática.

Nesse sentido, a Casan implantou uma nova adutora entre o Jardim da Paz, no bairro do Saco Grande, e Santo Antônio de Lisboa, ponto em que já existe uma ligação com o sistema do Norte da Ilha. Com isso, será possível iniciar a substituição do uso do aqüífero pela água de Pilões/Cubatão. Na medida em que os empreendimentos deixem de usar o manancial subterrâneo e passem para a água do Continente, as novas ligações poderão ser feitas.

“Isso pode limitar o crescimento do norte da Ilha? Pode”, responde, criticando os que sugerem a substituição dos poços profundos pela água de Pilões/Cubatão. “A água desse aqüífero é a melhor do Estado e não podemos abandonar tudo”, disse. A Casan contratou uma empresa independente que confirmou estar quase no limite da capacidade da reserva.
(A Notícia, 08/12/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. CARLOS GARCIA disse:

    GOSTARIA DE SABER AS RESERVAS QUE TEMOS PARA NOSSOS HOSPEDES QUAL VAI SER A DISCUPA QUE TEMOS QUE DAR UMA VEZ QUE ACABAR A AGUA DE NOSSAS CAIXAS E O CAMIAO DE AGUA E MUITO CARO NAO PODEMOS OFERECER SERVIÇOS SIM PAGAMOS UMA FORTUNA ANO TODO MAIS TAXAS DE ESGOTO PARA QUE QUANDO PRECISAMOS REALMENTE NAO TEMOS.-
    SIM UM HOSPEDE INICIAR UM PROCESO COM NOSSAS INSTALAÇOES COM CERTEZA ESTAREMOS INCLUINDO A NOSSO PROCESO A FIM DE EVITAR QUE NOSSA EMPRESA SEJA PERJUDICADA TENDO NOSSAS CONTAS TODAS EM DIA.-

  2. INES GOMEZ disse:

    bom dia voce sabia que estamos sem agua desde ontem e a resposta da Casan e que nao tem previsao da regularizaçao da agua dado que quebrou nao sei o que e que temos que esperar ate quem sabe quanto.
    que falamos para nossos hospedes? Pagamos ano todo com taxas de 80% de esgoto e quando precisamos nao temos.
    Gostaria que voce que conta com influencia consulte muito obrigada Ines

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *